CADERNO DE CAMPO ESCOLAR: APRENDER HISTÓRIA PARA CIDADANIA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
CADERNO DE CAMPO ESCOLAR: APRENDER HISTÓRIA PARA CIDADANIA
Autores
  • CICERA TAMARA GRACIANO LEAL DA SILVA FERNANDES
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História, Políticas e Práticas de cidadania
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174934-caderno-de-campo-escolar--aprender-historia-para-cidadania
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de História; Material didático; Urbanização.
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma dissertação de Mestrado realizada por pesquisadora do Profhistória, núcleo UFRN, turma de 2016, quando foi pensado e criado um produto intitulado "Caderno de Campo de Pesquisa História Escolar" em resposta à dimensão propositiva deste Programa de Pós-Graduação. A professora-pesquisadora partiu de estratégia didática que contribuiu para que estudantes de três turmas de Nono Ano da Escola Mun. Profª Terezinha P. de Lima, refletissem sobre a realidade do entorno de sua escola, espaço periférico e de fronteiras da cidade de Natal. Espaço esse de crescimento urbano decorrente de políticas públicas, que desde a década de 1970, horizontaliza as, direcionando a população pobre para as bordas dos núcleos urbanos. Um resultado dessas políticas urbanísticas em Natal foi o crescimento de uma região "do outro lado da ponte", que além de reais problemas urbanos, hoje sofre com um discurso estereotipado sobre os seus moradores. O produto criado tem como objetivos principais a compreensão dos acontecimentos relativos ao século XX exigidos como competências para essa fase de escolarização; a inserção dos estudantes na produção da pesquisa histórica concernente ao seu nível cognitivo para que percebam que a História responde aos problemas reais da sociedade no tempo-presente; e o debate sobre o que cada um pode fazer para contribuir com uma sociedade onde todos e todas tenha direito à cidade. Sendo um material didático em formato de caderno de atividades, o produto tem três partes. Na primeira parte, os estudantes discutem imagens reais do entorno da escola; na segunda, procuram olhar de novo para lugar em que vivem, dessa vez produzindo documentos; e na última parte, entrevistam moradores desse espaço. Depois de concluídas, as três partes devem ajudá-los a construírem uma narrativa sobre o lugar em que vivem e estudam e a perceberem-se como parte da História.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, CICERA TAMARA GRACIANO LEAL DA SILVA. CADERNO DE CAMPO ESCOLAR: APRENDER HISTÓRIA PARA CIDADANIA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174934-CADERNO-DE-CAMPO-ESCOLAR--APRENDER-HISTORIA-PARA-CIDADANIA. Acesso em: 10/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes