ENSINAR MULHERES NA HISTÓRIA COM ABORDAGENS BIOGRÁFICAS: DIMENSÃO PROPOSITIVA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
ENSINAR MULHERES NA HISTÓRIA COM ABORDAGENS BIOGRÁFICAS: DIMENSÃO PROPOSITIVA
Autores
  • Viviane Da Silva Moreira
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Tecnologias Digitais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174929-ensinar-mulheres-na-historia-com-abordagens-biograficas--dimensao-propositiva
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de História. Mulheres. Biografias
Resumo
Este trabalho se refere a dimensão propositiva da dissertação Ensinar Mulheres na História: abordagens biográficas desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Santa Catarina, o temática principal é mulheres no período colonial brasileiro. Tem por metodologia a pesquisa bibliográfica, com a análise de livros, artigos, planos de aulas que contemplem o tema mulheres no ensino de história e também no período colonial. Entre os objetivos esta organizar materiais, narrativas e biografias para compor o material didático; Comparar diferentes realidades considerando as mudanças e transformações que os sujeitos vivenciam em suas existências por meio de biografias e entre outros. A dimensão propositiva do trabalho, que consiste em um acervo, em formato de site, disponibiliza biografias, textos e sugestões de temas para professoras, de modo a contribuir com materiais para a construção do ensino de História. Considerando o importante papel das professor/es as em criar seu próprio conhecimento, foi decidido que o material do site não traria atividades prontas, mas sugestões de processos metodológicos, textos, vídeos que as auxiliasse na elaboração de planos de aula e saberes. As biografias selecionadas foram extraídas do Dicionário de Mulheres brasileiras: de 1500 até a atualidade, de Schuma Scumaher e Erico Vital Brasil (2000) e uma delas foi retirada do artigo Ações de liberdade de índias e índios escravizados no Estado do Maranhão e Grão- Pará, primeira metade do século XVIII de Fernanda Bombarde e Luma Prado (2016). O site é composto por uma página inicial, com cinco abas sendo elas: Apresentação, Eixos temáticos, Narrativas, Biografias de Mulheres e Repositório, com isso espera-se que este trabalho venha a contribuir para o alargamento de discussões e de materiais sobre as mulheres no Brasil, de forma a colaborar com a pesquisa e o ensino de história.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOREIRA, Viviane Da Silva. ENSINAR MULHERES NA HISTÓRIA COM ABORDAGENS BIOGRÁFICAS: DIMENSÃO PROPOSITIVA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174929-ENSINAR-MULHERES-NA-HISTORIA-COM-ABORDAGENS-BIOGRAFICAS--DIMENSAO-PROPOSITIVA. Acesso em: 02/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes