EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E OS DESAFIOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO NA COMUNIDADE CRUZ.

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E OS DESAFIOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO NA COMUNIDADE CRUZ.
Autores
  • José Emerson Máximo De Carvalho
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Relações Étnico Raciais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174897-educacao-escolar-quilombola-e-os-desafios-para-a-sua-implementacao-na-comunidade-cruz
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Educação Quilombola, Quilombos Remanescentes, Comunidade Cruz.
Resumo
Este trabalho apresenta o percurso da Educação Escolar Quilombola e discuti as Diretrizes Curriculares para esta modalidade de educação, definida pelo decreto de 2012. Analisamos o cenário socioeconômico dos povos remanescentes quilombolas e das escolas que se encontram nesses territórios a partir de dados oficiais do MEC, do Programa Brasil Quilombola e do INEP. Assim buscamos elaborar um balanço das orientações oficiais em torno desta modalidade de educação, elencando alguns pontos que são considerados nesses documentos como fundamentais para uma educação que trate de forma democrática a participação dos diferentes grupos étnicos na constituição da sociedade brasileira. Em seguida apresentamos dados obtidos por meio de pesquisa desenvolvida em uma escola municipal, situada na comunidade remanescente quilombola Cruz, em Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas, realizada por meio de questionário de cunho quantitativo e qualitativo, com professoras e alunos do ensino fundamental, para entendermos como a educação vivenciada na escola tem contribuído para o conhecimento da história dos negros no Brasil, dos quilombos históricos e remanescentes e do território no qual a escola está situada. Identificamos que apesar dos avanços da lei 10.639/03, das diretrizes nacionais para a educação das relações étnico-raciais (2004) e das diretrizes para a Educação Quilombola (2012), essas mudanças no ensino ainda confrontam com um currículo homogêneo ofertado para toda rede municipal de ensino, com a falta de formação continuada para as profissionais que trabalham na escola e de materiais pedagógicos que possam contribuir para a implementação de uma educação na perspectiva das relações étnico-raciais. Ocasionando um imaginário negativo da identidade negra e quilombola entre crianças e jovens da comunidade Cruz.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, José Emerson Máximo De. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E OS DESAFIOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO NA COMUNIDADE CRUZ... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174897-EDUCACAO-ESCOLAR-QUILOMBOLA-E-OS-DESAFIOS-PARA-A-SUA-IMPLEMENTACAO-NA-COMUNIDADE-CRUZ. Acesso em: 19/02/2025

Trabalho

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