AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PRÁTICA DOCENTE DE HISTÓRIA: AS CONTRIBUIÇÕES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NA CULTURA BRASILEIRA E MATO-GROSSENSE.

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

DOI
10.29327/114759.1-3  
Título do Trabalho
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PRÁTICA DOCENTE DE HISTÓRIA: AS CONTRIBUIÇÕES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NA CULTURA BRASILEIRA E MATO-GROSSENSE.
Autores
  • Mauricio Da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Relações Étnico Raciais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174892-as-relacoes-etnico-raciais-e-a-pratica-docente-de-historia--as-contribuicoes-africanas-e-afro-brasileiras-na-cult
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
étnico-racial, ensino, história.
Resumo
O presente resumo traz como temática as relações étnico-raciais e a prática docente de história, as contribuições africanas e afro-brasileiras na cultura brasileira e mato-grossense. Nosso objetivo central foi possibilitar a desconstrução de preconceitos e identificar elementos que valorizem as contribuições artísticas e culturais da população negra na sociedade brasileira. Objetivamos também, demonstrar e identificar as origens africanas presentes na música, nos instrumentos musicais, na língua e na culinária brasileira e mato-grossense. Reconhecer a influência negra nos ritmos e danças, como maxixe, samba, Bumba Meu Boi, Lundu, Folia de Reis. Que estratégias poderiam ser pensadas na práxis pedagógica enquanto professor de história, no sentido de sensibilizar e combater a discriminação racial? Essa foi a questão inicial que despertou a elaboração de uma ação pedagógica, isto é, um projeto de intervenção nas aulas de história para alunos de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Mato Grosso. Partimos da constatação, que no cotidiano escolar são detectadas situações veladas de preconceito e discriminação raciais. Assim como na prática pedagógica e, especialmente no livro didático da disciplina de história, são materializados o racismo, como por exemplo, omissão, relegando a história do sujeito negro a uma condição de escravo, incompetente, feio, mau e pobre. Para corrigir muitos desses estereótipos, propomos várias aulas dialógicas, com vídeos, slides, músicas, apresentações culturais da comunidade local e participação dos estudantes na elaboração de painéis, cartazes sobre as contribuições africanas e afro-brasileiras e rodas de conversas, com o objetivo apresentar a pessoa negra/o como sujeito da história, isto é, evidenciá-los como indivíduos que participaram ativamente na construção da identidade e cultura brasileira. Os resultados nos mostraram que grande parte dos estudantes reconhecem a influência da cultua negra no ritmo, na culinária, na dança e na linguagem de seu cotidiano. Ocorreram intervenções positivas daqueles que desconheciam certos ritmos, danças, instrumentos musicais e sujeitos negros/as da história mato-grossense demonstrando atenção e envolvimento com as atividades propostas.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Mauricio Da. AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A PRÁTICA DOCENTE DE HISTÓRIA: AS CONTRIBUIÇÕES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NA CULTURA BRASILEIRA E MATO-GROSSENSE... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174892-AS-RELACOES-ETNICO-RACIAIS-E-A-PRATICA-DOCENTE-DE-HISTORIA--AS-CONTRIBUICOES-AFRICANAS-E-AFRO-BRASILEIRAS-NA-CULT. Acesso em: 01/07/2025

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