KHEMET, IDENTIDADE, IMERSÃO E GRIOTAGEM NO ENSINO DE ÁFRICA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
KHEMET, IDENTIDADE, IMERSÃO E GRIOTAGEM NO ENSINO DE ÁFRICA
Autores
  • ALEX DA SILVA APRIGIO
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Relações Étnico Raciais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174874-khemet-identidade-imersao-e-griotagem-no-ensino-de-africa
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
África Oralidade Idetidade
Resumo
Estou a criar um jogo de RPG (Role-Play Games) sobre África antiga. Porém o jogo visa trabalhar com a oralidade e ensino de História. O jogo em todos os parâmetros visa “formar” Griots e contadores de história para junto com outras pessoas (alunos da escola ou não) trabalhar histórias da África antiga (Khemet/Egito). O RPG possibilita imersão em um tema, essa imersão no jogo é trabalhada como um reforço a identidade e aspectos culturais africanos. Estimular o autorreconhecimento e demonstrar a ligação da África antiga (Kemet e Kush) com os demais povos africanos (usando autores como Cheik Anta Diop, John Henrique Clarke, Ki-Zerbo, Molefi Asanta e Mama Marimba Ani) acaba ajudando e muito no estudo e na compreensão dos aspectos positivos da África. O jogo também discute o embranquecimento do Egito, trabalha com analogias sobre e uma certa ficção para trabalhar a queda do Egito e de seus valores, e como a cultura era realmente “o sistema imunológico” africano (como dizia Mama Marimba Ani). RPGs estimulam pensamento lógico e racional, e também um debate sobre os fatos que são verificáveis e os que não são (usando um conceito do Hobsbawm),e alternar narrativa histórica e alegorias guiam para uma aproximação ainda maior com o papel dos Griots na sociedade africana. Escolhi mudar o nome de Mestre do jogo para Griot exatamente para estabelecer esse processo de aproximação de conceitos e práticas. RPG é contar uma história com a participação ativa dos ouvintes mas guiada pelo Griot em todo o trajeto. O jogo se chama Khemet e usa apenas autores africanos (do continente e da diáspora) e seu texto possui referências em todos os lugares, exatamente para deixar evidente a narrativa história em que ele se apoia.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

APRIGIO, ALEX DA SILVA. KHEMET, IDENTIDADE, IMERSÃO E GRIOTAGEM NO ENSINO DE ÁFRICA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174874-KHEMET-IDENTIDADE-IMERSAO-E-GRIOTAGEM-NO-ENSINO-DE-AFRICA. Acesso em: 14/02/2025

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