A PESQUISA HISTÓRICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: O CONFLITO DE ALTO ALEGRE NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA TURMA 7º ANO A DA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA ENOC VIEIRA EM BARRA DO CORDA-MA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
A PESQUISA HISTÓRICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: O CONFLITO DE ALTO ALEGRE NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA TURMA 7º ANO A DA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA ENOC VIEIRA EM BARRA DO CORDA-MA
Autores
  • André Brasil da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e História Local
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174872-a-pesquisa-historica-como-estrategia-didatico-metodologica-de-ensino-de-historia-local--o-conflito-de-alto-alegre
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Aprendizagem histórica, Ensino de História, Pesquisa histórica, Saberes e práticas no espaço escolar
Resumo
Pretendemos neste artigo discutir a proposta de articulação entre a pesquisa histórica e o ensino de História local como estratégia didático-metodológica. Destarte, o objetivo principal é analisar as contribuições que essa estratégia pode oferecer ao processo de aprendizagem histórica dos estudantes da educação básica. Embasados nos princípios da metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), buscamos fundamentar os estudantes da turma de 7º ano A da escola pública municipal Enoc Vieira no município de Barra do Corda-MA, na utilização de algumas técnicas e métodos da pesquisa histórica – de maneira adaptada à realidade da educação básica – para a construção do conhecimento histórico escolar (CAIMI, 2008). Através da observação crítica dos dados e da mobilização dos aportes teóricos e metodológicos do campo do Ensino de História, os resultados identificados dão-nos segurança para concluir que a pesquisa histórica, como estratégia didático-metodológica de ensino de História local, possibilita a aprendizagem histórica dos estudantes.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, André Brasil da. A PESQUISA HISTÓRICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: O CONFLITO DE ALTO ALEGRE NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA TURMA 7º ANO A DA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA ENOC VIEIRA EM BARRA DO CORDA-MA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174872-A-PESQUISA-HISTORICA-COMO-ESTRATEGIA-DIDATICO-METODOLOGICA-DE-ENSINO-DE-HISTORIA-LOCAL--O-CONFLITO-DE-ALTO-ALEGRE. Acesso em: 09/09/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes