TEATRO NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
TEATRO NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Marcelo Coelho
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Diferentes Linguagens
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174850-teatro-nas-aulas-de-historia---um-relato-de-experiencia
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Experiência, Práticas, Teatro
Resumo
O trabalho apresenta o Relato de Experiência em uma escola situada no complexo da Maré. Os discentes enfrentam os desafios de viver em uma comunidade carioca. Na Escola encontram um fio de esperança. Olhar essa realidade me fez refletir sobre os conhecimentos adquiridos em minha formação como professor. Como tornar os conhecimentos históricos significativos para esse publico escolar? Essa indagação fomentou a investigação de tornar atrativo para os discentes o ensino de História. Após observar minhas práticas, percebi que alcançar o domínio do conhecimento não é o fator principal. Contribuir para as transformações de vida dos alunos, alicerçado nos trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar (Monteiro, 2007). No ProfHistória, reavaliei minhas práticas docentes, fiz alguns questionamentos: Como ampliar a visão de conteúdo dos alunos através de métodos que fujam das práticas tradicionais? Como aproximar os conteúdos históricos aos alunos? Fundamentado na LDB (Brasil,1996:12) reconhecendo as Artes como área do conhecimento no currículo escolar, apropriei-me do Teatro, pois estimula ao diálogo, sendo por meio desse, uma forma de contar uma história, cabendo ao historiador a habilidade de contar uma história (Mattos,I.R.2006). Esses campos agrupados geram um novo saber, que em sincronia abrem uma visão para o questionamento do aluno, pois há uma troca de conhecimento entre os envolvidos . A integração dá-se por meio de emoção, fomentada pela socialização entre os alunos (Silva,2000). Todos esses saberes movimentados geram experiências, que as vivendo/passando (Bondia,J.L 2002), auxilia-nos na prática e ou na formação de professores. O eixo da pesquisa associa o Teatro ao Ensino de História, ajudando aos docentes de História, a partir da experiência, sendo ela a fomentadora de uma modificação, assumindo um papel na relação de troca, influenciando no método de ensino, podendo revelar pontos fracos ou omissões nas disciplinas acadêmicas tradicionais, levando a novas áreas de estudo (Thompson E.P 2002).
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COELHO, Marcelo. TEATRO NAS AULAS DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174850-TEATRO-NAS-AULAS-DE-HISTORIA---UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes