“WE CAN DO IT!”: TRABALHANDO COM CIDADANIA, SITUAÇÃO DA MULHER E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NAS AULAS DE HISTÓRIA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
“WE CAN DO IT!”: TRABALHANDO COM CIDADANIA, SITUAÇÃO DA MULHER E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NAS AULAS DE HISTÓRIA
Autores
  • Juliano Bezerra de Menezes Barreto
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História, Políticas e Práticas de cidadania
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174828-we-can-do-it--trabalhando-com-cidadania-situacao-da-mulher-e-segunda-guerra-mundial-nas-aulas-de-historia
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de História; gênero; cidadania
Resumo
Apresentamos e analisamos aqui uma sequência didática que reflete sobre as questões de gênero para o nono ano do Ensino Fundamental, tomando em consideração a atual versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir dessa sequência didática, elaboramos algumas projeções para o ensino de História pautadas pelas questões de gênero conforme as reflexões de Joan Scott (2012) em seu artigo “Os usos e abusos do gênero”. Tal proposta foi elaborada no âmbito dos estudos desenvolvidos na disciplina “Tópico Especial em Ensino de História V – BNCC”, oferecida pelo Profhistória, e está em andamento. Ao analisar as habilidades propostas da BNCC para o 9º ano a partir dessa perspectiva de leitura, constatou-se que há um limite vinculado à forma como os estudantes podem aprender a historicidade feminina e a construção dos gêneros masculino e feminino. Tendo em vista que Scott entende gênero enquanto uma categoria historicamente inesgotável em disputas e controvérsias, busca-se aqui uma proposta problematizadora dessa temática relacionada ao objeto de conhecimento que trata da Segunda Guerra Mundial. Isto porque, além de identificar na proposta da terceira versão da BNCC uma insuficiência na abordagem daquele conflito, sequer é mencionada a atuação decisiva das mulheres nos esforços de guerra. A proposta visa problematizar as disputas discursivas de gênero em torno das campanhas norte-americanas de mobilização de mão de obra feminina durante aquele conflito. A partir da análise de propagandas de guerra com referência à figura feminina, estão sendo levantados questionamentos quanto às concepções de feminilidade e masculinidade então idealizadas e difundidas. Pretendemos que essa sequência didática contribua com o exercício da cidadania nas relações de gênero do espaço escolar e na formulação de propostas curriculares que enriqueçam as diretrizes da BNCC.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARRETO, Juliano Bezerra de Menezes. “WE CAN DO IT!”: TRABALHANDO COM CIDADANIA, SITUAÇÃO DA MULHER E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NAS AULAS DE HISTÓRIA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174828-WE-CAN-DO-IT--TRABALHANDO-COM-CIDADANIA-SITUACAO-DA-MULHER-E-SEGUNDA-GUERRA-MUNDIAL-NAS-AULAS-DE-HISTORIA. Acesso em: 12/12/2024

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