UM OLHAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DO CINEMA: PRÁTICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
UM OLHAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DO CINEMA: PRÁTICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
Autores
  • Raquel Cristina Coelho
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Diferentes Linguagens
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174796-um-olhar-para-o-ensino-de-historia-da-africa-atraves-do-cinema--praticas-do-ensino-fundamental---anos-iniciais
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
África, Cinema, Ensino de História, Professor
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel do professor de história e sua atuação em sala de aula como professor/pesquisador, partindo de uma mudança de fontes historiográficas. Sendo assim, busca trabalhar com o cinema em sala de aula, em uma busca pela compreensão e análise dos componentes das narrativas históricas e das narrativas cinematográficas, tendo por base filmes de animação sobre a África. Os filmes selecionados foram apresentados para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental -anos iniciais. Entre os temas pesquisados estão: o papel da narrativa, partindo da subjetividade da escrita e a questão da aplicação da legislação vigente sobre o ensino de história da África. A relação cinema e história precede uma busca por interpretação das várias formas de narrativas, o que diretamente está ligada a temporalidade, ou seja, a influência do presente na escrita tanto da narrativa histórica quanto da cinematográfica. O estudo não deixa de lado o papel do professor de história e seu trabalho com filmes em sala de aula e busca expor as principais questões que devem ser levantadas na escolha de uma obra cinematográfica, observando a influência do cinema no olhar infantil sobre determinados temas, neste caso a história da África: imagens, narrativas e estereótipos. Por ser um estudo que traz para o debate o cinema e sua relação com a história e por ser voltado para um público infantil, há a necessidade de compreensão de como a mudança na legislação colaborou para que tais tecnologias e debates fossem inseridos no contexto escolar. Assim como a busca do professor por novos campos de pesquisa e os diversos desafios que são colocados no trabalho proposto a partir da alfabetização audiovisual a partir do ensino de história.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COELHO, Raquel Cristina. UM OLHAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA ATRAVÉS DO CINEMA: PRÁTICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174796-UM-OLHAR-PARA-O-ENSINO-DE-HISTORIA-DA-AFRICA-ATRAVES-DO-CINEMA--PRATICAS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL---ANOS-INICIAIS. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes