SABERES E FAZERES DOCENTES EM ENSINO DE HISTÓRIA NO CAP/UERJ EM CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

DOI
10.29327/114759.1-2  
Título do Trabalho
SABERES E FAZERES DOCENTES EM ENSINO DE HISTÓRIA NO CAP/UERJ EM CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
Autores
  • cristiana de lima tomaz abrantes
Modalidade
Resumo
Área temática
Saberes no Espaço Escolar
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174773-saberes-e-fazeres-docentes-em-ensino-de-historia-no-capuerj-em-contexto-das-politicas-educacionais
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
ensino de História; saberes e fazeres docentes; CAp/UERJ.
Resumo
O presente texto tem por objetivo apresentar nossa pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – PPGEH – da UERJ, (PROFHISTÓRIA – Mestrado Profissional em Rede Nacional). Buscamos compreender como os professores de História, em uma instituição pública de excelência no Ensino Médio – CAp/UERJ, localizada no Rio de Janeiro, mobilizam seus saberes, socialmente construídos, e, especialmente, que diálogos tecem com as políticas educacionais públicas, em momentos de construção e/ou apresentação de novas reformas educacionais à comunidade educacional. Em tempos de crescente controle do Estado nos currículos educacionais no Brasil, cabe enfatizar que, pesquisas que focalizam os professores e suas práticas podem contribuir para a construção de novos olhares no campo do ensino da História escolar. Nessa direção, problematizamos os modos como os docentes entrevistados se posicionam frente à atual reforma em curso no país a exemplo das discussões da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como, da Reforma do Ensino Médio, pois a hipótese que sustentamos é que a forma como essas ações do governo têm sido implementadas produzem um certo silenciamento de saberes e fazeres docentes. Para tanto, consideramos a visão dos professores, sujeitos principais desta investigação, em diálogo ou até mesmo em contraposição a esses currículos prescritos. Como procedimentos de pesquisa, realizamos a análise das narrativas construídas por esses profissionais coletadas em entrevistas, estabelecendo a interlocução com autores do campo do currículo, da educação, da história oral e da historiografia.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ABRANTES, cristiana de lima tomaz. SABERES E FAZERES DOCENTES EM ENSINO DE HISTÓRIA NO CAP/UERJ EM CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174773-SABERES-E-FAZERES-DOCENTES-EM-ENSINO-DE-HISTORIA-NO-CAPUERJ-EM-CONTEXTO-DAS-POLITICAS-EDUCACIONAIS. Acesso em: 14/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes