PROPOSTA DIDÁTICA - ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRIA LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
PROPOSTA DIDÁTICA - ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRIA LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
  • ANTÔNIA LUCIVÂNIA DA SILVA
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e Patrimônio Cultural
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174759-proposta-didatica---ensino-de-historia-educacao-patrimonial-e-historia-local--uma-experiencia-desenvolvida-na-ed
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
memória, patrimônio cultural, história local
Resumo
Esta proposta é resultado da pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de História/Universidade Regional do Cariri, intitulada “O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto: Ensino de História e Educação Patrimonial", mediante a qual me propus a desenvolver atividades de educação patrimonial e história local com estudantes da educação básica da Escola José Alves de Figueiredo em Crato-Ceará no período de 10 de abril a 26 de junho de 2018. Sendo a pesquisa direcionada ao patrimônio cultural a partir de um lugar denominado Caldeirão da Santa Cruz do deserto, localizado em Crato-CE, tombado pela Secretaria Estadual de Cultura em 2005, desenvolvi um conjunto de atividades através das quais foram abordadas as questões teóricas do patrimônio cultural, memória e a história local e posteriormente desenvolvidas vivências através de aulas de campo e rodas de conversa as quais tiveram como objetivo refletir sobre as experiências de visitas de campo e promover uma maior significação do que foi estudado acerca da história local, da memória e do patrimônio cultural. Os lugares visitados foram o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (em Crato), Memorial Padre Cícero, Casa do Padre Cícero, Igreja e Cemitério do Socorro (em Juazeiro do Norte-CE), tendo como finalidade criar condições para que os estudantes conhecessem a história local e suas relações com o contexto nacional e global, as tensões que marcaram esse passado e suas persistências no presente. O conjunto de ações totalizaram 26 aulas iniciadas com um questionário de sondagem dos conhecimentos prévios, sendo o mesmo, relançado aos alunos com o intuito de verificação da aprendizagem. Portanto, este produto constitui um relato detalhado das ações desenvolvidas constando os planejamentos, execução, reflexão e apresentação dos resultados alcançados visando contribuir para com as práticas pedagógicas de outros docentes no âmbito do estudo da memória, patrimônio cultural e história local.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, ANTÔNIA LUCIVÂNIA DA. PROPOSTA DIDÁTICA - ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRIA LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174759-PROPOSTA-DIDATICA---ENSINO-DE-HISTORIA-EDUCACAO-PATRIMONIAL-E-HISTORIA-LOCAL--UMA-EXPERIENCIA-DESENVOLVIDA-NA-ED. Acesso em: 14/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes