PAINEL: VIVENCIANDO A HISTÓRIA DO BRASIL.

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
PAINEL: VIVENCIANDO A HISTÓRIA DO BRASIL.
Autores
  • Lucimar Fonseca Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e Patrimônio Cultural
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174756-painel--vivenciando-a-historia-do-brasil
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de História, Memória ,Patrimônio.
Resumo
A expectativa era que a partir de visitações a museus, monumentos e arquivos históricos, os alunos compreendessem a importância de conhecer, valorizar e fomentar discussões sobre a composição histórica, política, econômica e cultural do seu país. E passassem a entender a memória individual e coletiva da nossa sociedade. As visitas foram guiadas pela professora e as vezes acompanhados de um profissional da instituição em questão. No local foi desenvolvido com os discentes, toda a passagem histórica do período , já estudado previamente em sala de aula. Foram feitos ganchos com obras de arte originais visualizadas nas exposições, com as que constam nos livros didáticos. Bem como, foram feitas discussões utilizando informações contidas em documentos do período retratado. Primeiro foram listados os pontos que seriam visitados. Convém destacar, que os locais escolhidos foram visitados previamente pela professora. Afim de que, os conteúdos programáticos e as visitas dialogassem entre si. O próximo passo, foi iniciar o conteúdo respectivo ao ano trabalhado. Nesse momento, passei a cruzar as informações disponibilizadas no livro didático com a análise de fontes do período em questão. Sendo assim, foram disponibilizados para os alunos fontes escritas e fotográficas, dos locais que seriam visitados posteriormente. Com base nas informações, começaram a fazer seus próprios questionamentos as fontes e a indagarem a importância da memória individual e coletiva para a história, ainda dentro da sala de aula. Durante a viagem, à medida que as visitas iam acontecendo, eram visíveis a interação e o envolvimento com o conteúdo. Questionamentos e discussões eram frequentemente levantados. Neste instante, percebi o quão válido é utilizar visitas a museus, monumentos, arquivos públicos, como ferramentas para o ensino de história. Dessa forma, a aprendizagem torna-se instigante, significativa e prazerosa. E o aluno passa a se reconhecer enquanto um sujeito histórico.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Lucimar Fonseca. PAINEL: VIVENCIANDO A HISTÓRIA DO BRASIL... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174756-PAINEL--VIVENCIANDO-A-HISTORIA-DO-BRASIL. Acesso em: 03/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes