ENTRE IMAGENS E CONCEITOS: AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE AULAS DE HISTÓRIA PARA A MOBILIZAÇÃO DE IDEIAS HISTÓRICAS A PARTIR DA IMAGEM NO APRENDIZADO DE JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
ENTRE IMAGENS E CONCEITOS: AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE AULAS DE HISTÓRIA PARA A MOBILIZAÇÃO DE IDEIAS HISTÓRICAS A PARTIR DA IMAGEM NO APRENDIZADO DE JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Autores
  • Felipe Muniz Rocha
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Diferentes Linguagens
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174717-entre-imagens-e-conceitos--as-possibilidades-didaticas-de-aulas-de-historia-para-a-mobilizacao-de-ideias-historic
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Conceitos Históricos, Imagem, Consciência Histórica.
Resumo
A presente pesquisa propõe a análise das formas de construção e interpretação de conceitos históricos pelos alunos do Ensino Médio em duas unidades da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Em recorte mais amplo, este esforço investigativo traduz-se como uma pesquisa de um caso que busca estudar a relação das imagens com a aprendizagem histórica de jovens estudantes, neste caso, pesquisando como diferentes formas de imagem mobilizam ideias históricas desses sujeitos escolares relativas aos conceitos substantivos e, com isso, visa preencher importantes carências na aérea de pesquisa em Ensino de História. Partindo das perspectivas históricas e do conhecimento histórico prévio do corpo discente e, por meio da proposta de aula-oficina de Isabel Barca somada à adoção de métodos qualitativos de análise e da produção de relatórios, objetivamos a construção de um estudo que investigará as possibilidades didáticas da produção de narrativas históricas imagéticas. Além disso, examinaremos nesta investigação suas possíveis implicações na relação dos estudantes do terceiro ano com o conhecimento histórico produzido pela academia, pela escola e por outras instâncias de criação e divulgação deste saber. O que objetivamos, na prática, são as possibilidades de interlocução das imagens com os conceitos históricos ou conceitos substantivos partindo das discussões de Jörn Rüsen, Luís Fernando Cerri e Marcelo Fronza sobre consciência histórica e narrativa histórica, Peter Burke e Ulpiano Meneses sobre imagem e historiografia, das discussões de Reihart Koselleck e Maria Auxiliadora Schimidt sobre a história dos conceitos e de Stuart Hall sobre representação. Assim, o objetivo é fomentar a autonomia do aluno através do desenvolvimento uma situação de aprendizagem que promova a educação histórica atuando como uma experiência que fomente a complexificação das ideias históricas e que ofereça interessantes reflexões para os cursos de formação de professores e para os estudiosos do campo da Didática da História.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Felipe Muniz. ENTRE IMAGENS E CONCEITOS: AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE AULAS DE HISTÓRIA PARA A MOBILIZAÇÃO DE IDEIAS HISTÓRICAS A PARTIR DA IMAGEM NO APRENDIZADO DE JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174717-ENTRE-IMAGENS-E-CONCEITOS--AS-POSSIBILIDADES-DIDATICAS-DE-AULAS-DE-HISTORIA-PARA-A-MOBILIZACAO-DE-IDEIAS-HISTORIC. Acesso em: 13/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes