O USO DE DISTOPIA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
O USO DE DISTOPIA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autores
  • Natália Moura Borges
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Diferentes Linguagens
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174714-o-uso-de-distopia-no-ensino-de-historia
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino-aprendizagem, distopia, História.
Resumo
O presente projeto aponta reflexões introdutórias de uma pesquisa em curso no programa do Profhistória (Mestrado Profissional em Ensino de História), da UFS (Universidade Federal de Sergipe). Como proposta inicial tem por objetivo conduzir alunos, do 8ª Ano do Ensino Fundamental, a analisar filmes de perspectiva distópica, tais como: ‘Mad Max-Estrada da Fúria’ e ‘A Rebelião’, para percepção das relações de poder político exercido pelo Estado, em processos e mecanismos de exploração, no contexto do Imperialismo, bem como fazê-los utilizar tecnologias digitais de modo crítico no seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, a distopia ou antiutopia, insere-se porque em seu conceito problematiza uma sociedade controlada pelo Estado, seus extremos de opressão, e o modo como isso pode gerar o caos para a humanidade, destarte, consegue representar verossimilhança em suas narrativas, revelando padrões culturais e estruturas de poder persistentes na contemporaneidade. Para tanto nos serve como instrumento pedagógico na aplicação de uma sequência didática, que culmine num produto em plataforma digital. O decurso inicial da pesquisa, percorre por intermédio de referenciais bibliográficos, e arcabouço teórico, para o exame de perspectivas que baseiem essa prática pedagógica pretensa. Não obstante, espera-se com isso tornar os discentes ativos pedagogicamente no debate histórico e lançar aos professores de História uma outra alternativa de ferramenta associada à abordagem no ensino-aprendizagem, o que não significa o abandono de recursos didáticos comumente utilizados, mas um aparato adicional e atrativo.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORGES, Natália Moura. O USO DE DISTOPIA NO ENSINO DE HISTÓRIA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174714-O-USO-DE-DISTOPIA-NO-ENSINO-DE-HISTORIA. Acesso em: 03/07/2025

Trabalho

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