CARA E COROA: UMA PROPOSTA PARA O USO DE MOEDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL.

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
CARA E COROA: UMA PROPOSTA PARA O USO DE MOEDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL.
Autores
  • Paulo Roberto de Menezes Rêgo
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Diferentes Linguagens
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174711-cara-e-coroa--uma-proposta-para-o-uso-de-moedas-no-ensino-de-historia-do-brasil
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de História, Moedas, fontes históricas.
Resumo
As moedas estão presentes na vida do homem desde os tempos mais remotos da civilização e são testemunhos coevos de diferentes épocas históricas. A unidade monetária brasileira sofreu alterações sucessivas durante a sua história. Como resultado desse fenômeno, um rico e diversificado legado iconográfico reside na coleção numária brasileira. Uma profusão de legendas, símbolos, brasões e efigies de personalidades históricas, são sinais que testemunham os valores institucionais da época em que circularam. O trabalho utilizará como referencial teórico a noção de Educação Histórica, formulada por Jorn Rüsen, cuja linha de pesquisa busca esclarecer o processo de formação da consciência histórica em estudantes no contexto de escolarização. Utilizaremos, ainda, o conceito de interpretação numismática, pois, a compreensão e análise da iconografia das moedas aplicadas ao processo de ressignificação do Ensino de História auxiliarão, para nós, no desenvolvimento de uma educação histórica significativa. A pesquisa estará dividida em duas partes distintas. A primeira parte do trabalho terá como objetivo fundamentar o uso de moedas como meio para o ensino de história, demonstrando seu papel privilegiado no desenvolvimento das competências e habilidades de representação e comunicação que emergem no ato de criticar, analisar e interpretar fontes documentais da disciplina história no espaço escolar. A segunda parte do trabalho consistirá em desenvolver um instrumento que norteará o trabalho dos professores em sala de aula, um roteiro para análise das moedas dos diversos períodos históricos nacionais: Colônia, Reino Unido, Império e República. Acreditamos que o uso dessa ferramenta didática, permitirá ao professor, caracterizar, analisar e interpretar as múltiplas potencialidades disponíveis nessas fontes, suas motivações temáticas e contextualização histórica. Possibilitando, o desenvolvimento, nos alunos, das competências e habilidades de identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise de uma fonte material, estimulando o incremento da criticidade e autonomia de pensamento.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RÊGO, Paulo Roberto de Menezes. CARA E COROA: UMA PROPOSTA PARA O USO DE MOEDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174711-CARA-E-COROA--UMA-PROPOSTA-PARA-O-USO-DE-MOEDAS-NO-ENSINO-DE-HISTORIA-DO-BRASIL. Acesso em: 30/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes