A EXPERIÊNCIA OPERÁRIA ANARQUISTA PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO: PATRIMÔNIO, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
A EXPERIÊNCIA OPERÁRIA ANARQUISTA PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO: PATRIMÔNIO, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL
Autores
  • Henrique Sá Amaral
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e Patrimônio Cultural
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174686-a-experiencia-operaria-anarquista-pelas-ruas-do-rio-de-janeiro--patrimonio-resistencia-e-educacao-integral
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Educação patrimonial, percurso pedagógico, anarquismo.
Resumo
O presente trabalho apresenta-se ainda em desenvolvimento e deseja propor um percurso pedagógico pelos locais de memória do movimento anarquista do início do século XX no Centro do Rio de Janeiro, concentrando-se na Rua da Constituição e no Largo do São Francisco. Buscamos a valorização destes locais através de atividades educativas desenvolvidas ao longo de um percurso pedagógico aplicável ao público escolar, principalmente alunos de EJA, pré-vestibulares sociais e trabalhadores. Através dessa atividade temos a oportunidade de desconjurar os estudantes de seus costumes e identidades, que muitas vezes julgam estarem formadas somente por questões do tempo presente e através da experimentação de outros tempos, possibilitar a transformação de suas percepções acerca das diferentes temporalidades das identidades e dos espaços urbanos. Partindo a interpretação de Aleida Assman podemos refletir que mesmo a ausência de pessoas que foram diretamente afetadas pelo processo histórico em questão, a experiência não desaparece das sociedades a qual estão inseridas. Este passado faz-se presente, satura de empirismo os debates públicos e as diferentes mídias que comportam essa memória cultural. Caracterizada pela autora como a memória suportada em dispositivos sociais diversos como monumentos, museus e arquivos, que uma vez dependentes de políticas e dos diversos formatos de mídia, podem estar suscetíveis a deformações ou a instrumentalização da recordação. As atividades pedagógicas aplicadas terão como referência a pedagogia anarquista comprometida com a experimentação da ajuda mútua e da ação direta. Assim, desejo dar materialidade a prática da instrução integral, desenvolvida por Mikhail Bakunin e Paul Robin, teóricos anarquistas que refletiram do papel revolucionário da educação e advogando a conjugação entre a educação manual e intelectual, a construção da liberdade complementar. Identifico, assim, uma potencialização da educação patrimonial por intermédio da conjugação entre os locais de memória ligados a experiência anarquista no Rio de Janeiro e suas praticas pedagógicas.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMARAL, Henrique Sá. A EXPERIÊNCIA OPERÁRIA ANARQUISTA PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO: PATRIMÔNIO, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO INTEGRAL.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174686-A-EXPERIENCIA-OPERARIA-ANARQUISTA-PELAS-RUAS-DO-RIO-DE-JANEIRO--PATRIMONIO-RESISTENCIA-E-EDUCACAO-INTEGRAL. Acesso em: 09/09/2024

Trabalho

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