IDENTIDADE NEGRA NA INFÂNCIA ESCOLAR: UM NOVO OLHAR SOBRE O NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS.

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
IDENTIDADE NEGRA NA INFÂNCIA ESCOLAR: UM NOVO OLHAR SOBRE O NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS.
Autores
  • WALLACE SOUZA DA SILVA
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Relações Étnico Raciais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174681-identidade-negra-na-infancia-escolar--um-novo-olhar-sobre-o-negro-no-ensino-de-historia-nos-anos-iniciais
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Professor, Anos Iniciais, Identidade Negra.
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo principal Promover uma prática de reflexão docente a respeito da importância do Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no que diz respeito a temática Relações Étnico-Raciais na Construção de uma Identidade Negra Positiva sobre o primeiro contato com a História do Brasil. O objeto de pesquisa consiste em analisar analisar de que forma a História do Brasil tem sido apresentada a esse aluno nas Séries Iniciais, principalmente no que diz respeito a metodologia e perspectiva no Ensino de Relações Étnico Raciais, apresentando na maioria das vezes o negro de forma inferiorizada, que acaba reforçando o Racismo Implícito e Explicito na escola e até mesmo a ideia de não reconhecimento e pertencimento de uma Identidade Negra por parte desse aluno afrodescendente. A problemática principal consiste, numa análise teórica e prática sobre o impacto positivo ou negativo que uma aula de História pode provocar no inicio da vida escolar desse aluno que o permeiam por toda vida; haja vista o simples fato do professor apresentar para esse aluno, o negro na maioria das vezes apenas no contexto social da escravidão e abolição, como um ser menosprezado socialmente e sem valor algum, refletindo numa desvalorização do negro ainda hoje na contemporaneidade, principalmente na sala de aula, no qual esse aluno negro sente-se: muitas vezes nessa aula constrangido por ver seus antepassados apenas como meros escravos, sofre bulliyng e até mesmo racismo dos demais colegas de classe, também não gostando das aulas de História e pegando um certo "ranço" da disciplina e o mais importante não se sente representado historicamente para assumir sua Identidade negra por meio de negacionismo de sua origem. A Metodologia da presente pesquisa será desenvolvida por meio de uma análise de reflexão comparativa entre a Teoria e Prática do Ensino de História nas Séries Iniciais; tendo como eixo principal as seguintes metodologias de Pesquisa: Pesquisa de Campo em turmas de 4º e 5º anos de Escolaridade em uma Escola Pública e numa privada, para uma análise prática da problemática em questão; também por meio do uso de História Oral entrevistando alguns professores para compreender melhor sua formação e metodologias utilizadas nas aulas de História; assim como a utilização teórica de fontes secundárias de autores já discutem a temática em questão e também o uso de fontes primárias como análise das leis abolicionistas e o cumprimento da Lei 10.639/2003 que determina a obrigatoriedade do Ensino de História da África.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, WALLACE SOUZA DA. IDENTIDADE NEGRA NA INFÂNCIA ESCOLAR: UM NOVO OLHAR SOBRE O NEGRO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174681-IDENTIDADE-NEGRA-NA-INFANCIA-ESCOLAR--UM-NOVO-OLHAR-SOBRE-O-NEGRO-NO-ENSINO-DE-HISTORIA-NOS-ANOS-INICIAIS. Acesso em: 09/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes