AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS ICONOGRAFIAS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS E O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DA LEI Nº 11.645/2008 (2008- 2018).

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS ICONOGRAFIAS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS E O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DA LEI Nº 11.645/2008 (2008- 2018).
Autores
  • Joselene dos Santos Maciel
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Relações Étnico Raciais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174588-as-representacoes-sociais-nas-iconografias-sobre-os-povos-indigenas-no-brasil-nos-livros-didaticos-e-o-ensino-de-
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Povos Indígenas - Ensino de História; Iconografias; Lei nº 11.645/2008; livros didático; Povos Indígenas no Brasil; Representação.
Resumo
A ideia do ‘índio’ no singular, genérico, destribalizado e fossilizado ainda permanece muito arraigada em muitas escolas e em outros espaços da produção de conhecimentos. Nos livros didáticos, quando os índios são citados em conflitos da história do Brasil, na maioria das vezes, são reduzidos a uma generalidade e ignorados na sua etnicidade. E atualmente como tem sido feitos esses registros da história dos índios nos livros didáticos? As narrativas apresentam rupturas? Neste Artigo compartilhamos algumas reflexões sobre a pesquisa em desenvolvimento e pretendemos a partir da Lei 11.645/2008, analisar as representações iconográficas sobre os povos indígenas nos livros didáticos de História do Ensino Médio. Na pesquisa as documentações oficiais como o Parecer do CNE/CEB nº 14/2015, o Documento Técnico Consolidado- Estudos para regulamentar a Lei nº 11.645/2008- publicado no ano de 2012, pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO, os Editais de Convocação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), dos anos de 2015 e 2018 e os Guias dos livros didáticos de História (2015- 2018) são importantes para perceber se há orientações ou críticas formuladas sobre as fontes iconográficas relacionadas aos povos indígenas. Também serão analisadas duas coleções de livros didáticos de História - #Contato História (PNLD 2018), de Marco César Pellegrini como organizador, pela Quinteto editorial; e História (PNLD 2015), organizada por Ronaldo Vainfas, pela editora Saraiva - aprovadas de acordo com os referidos Editais e divulgados nos Guias de aprovação dos Livros Didáticos de História. A análise consiste em observar que aspectos foram discutidos nos documentos oficiais sobre o tratamento das iconografias sobre os povos indígenas presentes nos livros didáticos de História para o ensino Médio e como dialogam com as representações sociais sobre os povos indígenas na escrita escolar no ensino de História. Especificamente pretendemos averiguar como as exigências da Lei nº 11.645/2008 foram cumpridas nos livros didáticos de História, objeto desse estudo; até que ponto a referida Lei proporcionou um reconhecimento das demandas sociais e políticas na escrita escolar da história para além de estereótipos difundidos na sociedade brasileira. Repensar a forma ainda bastante usual de representar a diversidade sociocultural dos povos indígenas, especificamente no Ceará e, sobretudo no mundo contemporâneo em que vivemos é um desafio inadiável no contexto atual. Como são apresentados nos livros didáticos os diversos povos indígenas no Estado do Ceará e no Brasil? O vocabulário e os conceitos nos livros didáticos, após a Lei nº 11.645/2008, contribuem para superar e desconstruir as interpretações, exótica, folclorizada e romantizada sobre os povos indígenas ainda presente no ensino de História? As representações iconográficas se articulam a uma narrativa que promove a continuidade dos silêncios, negando a historicidade dos povos indígenas atuais? Como é pensada a temática indígena nas relações passado/presente nos livros didáticos de História? É possível construir na atualidade uma história das diferenças e da pluralidade de identidades dos povos indígenas, desconstruindo compreensões ultrapassadas que ainda existem sobre os mesmos? Nesse sentido, observaremos ao final da pesquisa, quais aspectos foram analisados nos documentos oficiais sobre as iconografias acerca dos povos indígenas nos livros didáticos de História para o ensino Médio e quais foram as mudanças ou continuidades na produção do saber histórico sobre esses sujeitos nesses referenciais didáticos.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACIEL, Joselene dos Santos. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS ICONOGRAFIAS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL NOS LIVROS DIDÁTICOS E O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DA LEI Nº 11.645/2008 (2008- 2018)... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174588-AS-REPRESENTACOES-SOCIAIS-NAS-ICONOGRAFIAS-SOBRE-OS-POVOS-INDIGENAS-NO-BRASIL-NOS-LIVROS-DIDATICOS-E-O-ENSINO-DE-. Acesso em: 09/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes