UM OLHAR SOBRE O OUTRO: ESTIMULANDO A EMPATIA POR MEIO DE CONTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
UM OLHAR SOBRE O OUTRO: ESTIMULANDO A EMPATIA POR MEIO DE CONTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autores
  • Kátia Patrícia Santos Seixas
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Diferentes Linguagens
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174413-um-olhar-sobre-o-outro--estimulando-a-empatia-por-meio-de-contos-no-ensino-de-historia
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
HISTÓRIA, LITERATURA, EMPATIA
Resumo
É fácil perceber que estamos vivendo um momento no qual a intolerância é comportamento comum. Consequentemente, a defesa de opiniões distintas causam discórdia e inimizades. Esses comportamentos revelam a falta de empatia de muitos que não se colocam no lugar do outro para entender ou ao menos respeitar suas opiniões e posicionamentos. Por isso, acreditamos que a empatia deve ser um tema trabalhado pelas instituições de ensino, pois ela é fundamental para a formação de pessoas mais tolerantes, conscientes e solidárias. Nesse sentido, o professor pode planejar maneiras lúdicas de estimular comportamentos empáticos através da leitura de ficção. Sabendo que a História e a Literatura têm proximidades, já que ambas são narrativas que buscam apresentar visões de mundo, nosso objetivo nessa pesquisa é trabalhar uma reflexão sobre o uso de contos como recurso para estimular a empatia e a análise histórica entre alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, do Colégio Estadual Ivo do Prado, localizado no bairro Dezoito do Forte, em Aracaju/SE. Para essas atividades, selecionamos os seguintes textos: “Eu, um homem correto”, de Murilo Antônio de Carvalho, através do qual podemos debater o preconceito racial; “O Medo”, de Anne Frank, como recurso para compreender aspectos da II Guerra Mundial e “Porque hoje é sábado”, de Maria José Silveira, que relata características da Ditadura Civil Militar no Brasil. Nossa pesquisa estará embasada em análises teóricas sobre a relação entre literatura e empatia, além de apresentar um percurso histórico do gênero conto e conceitos de aprendizagem. Ao avaliarmos os resultados das atividades propostas, estaremos examinando nossa própria prática pedagógica, e, portanto, realizando o método da pesquisa-ação, pois, nesse caso, teremos o pesquisador e os participantes atuando de forma cooperativa e participativa.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SEIXAS, Kátia Patrícia Santos. UM OLHAR SOBRE O OUTRO: ESTIMULANDO A EMPATIA POR MEIO DE CONTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174413-UM-OLHAR-SOBRE-O-OUTRO--ESTIMULANDO-A-EMPATIA-POR-MEIO-DE-CONTOS-NO-ENSINO-DE-HISTORIA. Acesso em: 13/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes