COSMOVISÃO, ETNOASTRONOMIA E IDENTIDADE INDÍGENA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTORIA ATRAVÉS DOS SABERES DOS PESCADORES DE CURUÇÁ NA ESCOLA OLINDA VERAS ALVES

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
COSMOVISÃO, ETNOASTRONOMIA E IDENTIDADE INDÍGENA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTORIA ATRAVÉS DOS SABERES DOS PESCADORES DE CURUÇÁ NA ESCOLA OLINDA VERAS ALVES
Autores
  • Aline Karla Rêgo souza
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e História Local
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174383-cosmovisao-etnoastronomia-e-identidade-indigena--ensino-e-aprendizagem-de-historia--atraves-dos-saberes-dos-pesc
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Palavras-chave: Ensino de História, Decolonialidade e Aprendizagem Significativa.
Resumo
Esse projeto de dissertação de mestrado pretende investigar, através da pesquisa-ação, os vestígios da cultura indígena por meio de saberes e práticas cotidianas dos pescadores de Curuçá/PA. Utilizaremos para esta finalidade a análise compartilhada dos relatos da cosmovisão de marinheiros artesanais, em que os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Olinda Veras Alves serão os entrevistadores. Desta forma, pretendemos desenvolver o Ensino de História em diálogo com práticas interdisciplinares e contextualizadas, visando construir uma identidade latino-americana, pois acreditamos, como hipótese, que no processo de inserção à modernidade colonial , através da colonização ibérica iniciou-se uma ocidentalização subalternizada às populações da América –latina, desde sua integração à modernidade colonial sendo que esta forjou uma história de dominação e silenciamento dos povos aqui estabelecidos há milênios. Hoje, faz-se necessário um movimento de “descolonização das mente” para reencontrarmos caminhos autônomos que valorizem saberes e práticas escamoteadas pela universalização do conhecimento e sensibilidades. Nesse sentido, a presente pesquisa irá utilizar-se da História Oral, guiada pela teoria indiciária de Carlo Guinzburg, dos conceitos Decolonial e Aprendizagem Significativa como sua base teórico-metodológica. Nosso produto será um “relógio de sol”, símbolo da valorização das raízes indígenas, a ser desenvolvido pelo alunado da escola em que realizamos esta pesquisa.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Aline Karla Rêgo. COSMOVISÃO, ETNOASTRONOMIA E IDENTIDADE INDÍGENA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTORIA ATRAVÉS DOS SABERES DOS PESCADORES DE CURUÇÁ NA ESCOLA OLINDA VERAS ALVES.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174383-COSMOVISAO-ETNOASTRONOMIA-E-IDENTIDADE-INDIGENA--ENSINO-E-APRENDIZAGEM-DE-HISTORIA--ATRAVES-DOS-SABERES-DOS-PESC. Acesso em: 10/02/2025

Trabalho

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