HISTÓRIA EM TOM MAIOR: CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E EXPRESSÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
HISTÓRIA EM TOM MAIOR: CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E EXPRESSÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autores
  • Fabrício Rogério Moreira Queiroz
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Diferentes Linguagens
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174085-historia-em-tom-maior--consciencia-historica-e-expressao-musical-no-ensino-de-historia
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Consciência histórica,Ensino de história,Música.
Resumo
O presente texto busca sintetizar a intenção (perceber como os estudantes podem, por meio da história, da música e da originalidade composicional, revelar sua consciência histórica) e alguns resultados de pesquisa em fase de conclusão sobre música e consciência histórica no ensino de História dentro do Programa de Pós-graduação strictu sensu Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua. A ação inicial da pesquisa foi, trabalhando a música como recurso didático central, mobilizar o conteúdo ditadura militar no Brasil e observar o impacto provocado nos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Pia dos Santos Amaral, no município de Castanhal no Estado do Pará, propondo a eles, posteriormente, o desafio de compor uma canção original na qual expressassem, além de sentimentos, concepções e visões de mundo, sua consciência histórica a respeito do que estudaram, já que essa proposta de intervenção pedagógica inovadora é uma exigência do curso de mestrado a que fiz referência acima: fazer com que os escolares participem ativamente do processo de ensino e de aprendizagem e que essa atitude participativa dos estudantes contribua para que o professor construa um resultado, que nesse caso pode ser também a própria metodologia, a partir do que foi produzido pelos escolares e que possa também ser utilizado como recurso didático por outros profissionais. O lançamento do desafio aos discentes foi possível em virtude da presença de muitos alunos instrumentistas na escola supracitada. Tal fato explica-se devido à existência de uma escola de música nas proximidades da escola. A metodologia utilizada foi apresentar aos estudantes materiais escritos, audiovisuais, pictóricos e sonoros sobre o período ditatorial brasileiro, para que depois, após cada uma dessas apresentações, numa espécie de feedback, escrevessem suas impressões(frases, pequenos textos ou mesmo poemas), que mais tarde foram utilizadas por eles no exercício composicional da letra da canção e de musicalização da mesma, que também foi publicada no canal NOSSA HISTÓRIA na rede social Youtube. Portanto, de acordo com o exposto, este trabalho, além de tratar do protagonismo estudantil na construção do próprio saber e da valorização do conhecimento histórico escolar, faz uma incipiente discussão sobre história do tempo presente e história pública, que será ampliada na dissertação de mestrado a ser defendida em dezembro deste ano.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

QUEIROZ, Fabrício Rogério Moreira. HISTÓRIA EM TOM MAIOR: CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E EXPRESSÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174085-HISTORIA-EM-TOM-MAIOR--CONSCIENCIA-HISTORICA-E-EXPRESSAO-MUSICAL-NO-ENSINO-DE-HISTORIA. Acesso em: 09/09/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes