AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A EMERGÊNCIA DE SUAS RELAÇÕES COM A LEI 10.639.03 EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A EMERGÊNCIA DE SUAS RELAÇÕES COM A LEI 10.639.03 EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores
  • Ivanilson de Melo Mendes
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Relações Étnico Raciais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174059-as-historias-em-quadrinhos-e-a-emergencia-de-suas-relacoes-com-a-lei-1063903-em-uma-sequencia-didatica
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Histórias em quadrinhos, Resistência, Lei 10.639/03
Resumo
A presente proposta se insere como primeiro passo para a construção do projeto de dissertação de Mestrado em Ensino de Historia- UERJ ,Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROFHISTORIA/UERJ). No Brasil, as iniciativas para estabelecer uma educação plural e inclusiva perpassam todo o século XX. Entre os alguns exemplos, destaca-se nos anos 1930, a Frente negra Brasileira, que elegeu como um dos seus compromissos a luta por uma educação que contemplasse a História da África e dos povos negros e combatesse práticas discriminatórias sofridas pelas crianças no ambiente escolar, desse primeiro movimento em diante, tivemos um rico processo de Luta e resistência até chegarmos a Lei 10.639/03 assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alterando a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n° 9.394/96 e tornando obrigatório o Ensino da história e da cultura africana e afro brasileira. E passados quase 16 anos de sua promulgação, a lei 10.639 ainda se mostra tímida em sua face pedagógica de forma ampla e efetiva nas salas de aula, o que se pretende com esse pequeno passo é pensar através da linguagem das histórias em quadrinhos, possibilidades de uso por meio de uma sequência didática, de modo que as Hq's como fontes históricas que são, consigam dar conta de uma ideia de resistência Negra, através das Hq's Angola Janga (2017) Cumbe (2108) Carolina (2018) e Contos dos Orixás (2018). A escolha das Hq's como suporte documental se justifica por sua Já sedimentada presença massiva nas escolas públicas do País através do Plano Nacional de biblioteca Escolar(PNBE)1997, confirmando sua condição de suporte pedagógico e histórico além do reconhecimento acadêmico - embora tímido - desse objeto comunicacional, pedagógico e histórico.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MENDES, Ivanilson de Melo. AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A EMERGÊNCIA DE SUAS RELAÇÕES COM A LEI 10.639.03 EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174059-AS-HISTORIAS-EM-QUADRINHOS-E-A-EMERGENCIA-DE-SUAS-RELACOES-COM-A-LEI-1063903-EM-UMA-SEQUENCIA-DIDATICA. Acesso em: 18/02/2025

Trabalho

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