QUANDO A CULTURA ESCOLAR SE TRANSFORMA EM CURRÍCULO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
QUANDO A CULTURA ESCOLAR SE TRANSFORMA EM CURRÍCULO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autores
  • Monica Maria Toscani Cseri Ricardo
Modalidade
Resumo
Área temática
Outras
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/174013-quando-a-cultura-escolar-se-transforma-em-curriculo-e-suas-implicacoes-no-ensino-de-historia
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
cultura escolar, ensino de história, currículo
Resumo
Esta pesquisa propõe analisar aspectos da cultura escolar da ETEC Professor Edson Galvão, situada em Itapetininga (SP), uma escola técnica agrícola do Centro Paula Souza, na área de Recursos Naturais, fundada em 1945, como Escola Prática de Agricultura, ainda no período do Estado Novo, mas com rupturas em sua trajetória como unidade de ensino. Buscarei responder a alguns questionamentos e inquietações sobre a experiência como docente da área de História, analisando os componentes da cultura escolar em perspectiva histórica, observando permanências e mudanças e suas implicações no ensino de História. Aparte propositiva seria a criação de uma revista de apresentação da instituição e sua trajetória como unidade escolar, dentro dos contextos históricos, contemplando os elementos da cultura escolar, com o intuito de recuperar a história da unidade escolar e fornecer informações sobre o passado-presente à comunidade, tanto interna como externa, bem como fornecer subsídios para o ensino de história implicado nessa realidade.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RICARDO, Monica Maria Toscani Cseri. QUANDO A CULTURA ESCOLAR SE TRANSFORMA EM CURRÍCULO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/174013-QUANDO-A-CULTURA-ESCOLAR-SE-TRANSFORMA-EM-CURRICULO-E-SUAS-IMPLICACOES-NO-ENSINO-DE-HISTORIA. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes