ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA A PARTIR DE ESTRATEGIAS DE ENSINO FUNDAMENTADAS EM PEDAGOGIAS DECOLONIAIS

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA A PARTIR DE ESTRATEGIAS DE ENSINO FUNDAMENTADAS EM PEDAGOGIAS DECOLONIAIS
Autores
  • Alerrandson Afonso Melo Pinon
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Relações Étnico Raciais
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/173869-abordagens-da-historia-da-africa-a-partir-de-estrategias-de-ensino-fundamentadas-em-pedagogias-decoloniais
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Palavras chaves: História da África, Pensamento decolonial, Pedagogias decoloniais.
Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento relacionada ao Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará que visa produzir estratégias de ensino de História descolonizadoras, tomando como referência autores da Linha de pensamento decolonial como Aníbal Quijano, Walter Mignolo e Catherine Walsh. A temática central da pesquisa gira em torno da elaboração de recursos didáticos (como textos didáticos) que ofereçam narrativas históricas sobre a História da África e dos afro-brasileiros desalinhadas do viés eurocêntrico tradicional. O predomínio das narrativas mestras da Historia tradicional que permanecem sendo difundida através dos livros e textos didáticos e das aulas de vários professores geram representações sobre a África marcadas por estereótipos que associam a História do continente africano e de seu povo com a História da escravidão e consequentemente gerando sentidos negativos no pensamento histórico dos discentes. Dessa forma, entendemos que produzindo recursos didáticos sobre a História da África a partir de uma orientação teórica decolonial que segundo Mignolo (2008, p. 290) “desloque o foco epistemológico na História da Europa para uma valorização das histórias de pessoas, línguas, religiões e conceitos políticos que foram racializados pela colonialidade do poder e do saber”, será possível verdadeiramente combater as desigualdades raciais e quebrar estereótipos e representações pautadas em ideias preconcebidas sobre a África, os africanos, os afrodescendentes, e a cultura afro-brasileira. O procedimento metodológico de aplicação prática desta proposta de intervenção se realizará por meio de Aulas Oficinas pautadas em um projeto de pedagogias decoloniais envolvendo diretamente os alunos em sala de aula e posteriormente a comunidade escolar.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINON, Alerrandson Afonso Melo. ABORDAGENS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA A PARTIR DE ESTRATEGIAS DE ENSINO FUNDAMENTADAS EM PEDAGOGIAS DECOLONIAIS.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/173869-ABORDAGENS-DA-HISTORIA-DA-AFRICA-A-PARTIR-DE-ESTRATEGIAS-DE-ENSINO-FUNDAMENTADAS-EM-PEDAGOGIAS-DECOLONIAIS. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

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