DO MEIO DA LAMA PARA A SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DA FESTA DO MASTRO DE CAPELA-SERGIPE.

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
DO MEIO DA LAMA PARA A SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DA FESTA DO MASTRO DE CAPELA-SERGIPE.
Autores
  • Alexsandro do Nascimento Macedo
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e História Local
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/173739-do-meio-da-lama-para-a-sala-de-aula--uma-proposta-de-sequencia-didatica-para-o-ensino-de-historia-e-patrimonio-cu
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Ensino de História; Festa do Mastro; História Local; Patrimônio Cultural Imaterial.
Resumo
O produto pedagógico proposto neste artigo é fruto de uma pesquisa em andamento de minha dissertação no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe, no qual desenvolvo uma proposta de educação patrimonial que viabilize o ensino de História a alunos da Educação Básica da Escola Estadual Professora Maria Berenice B. Alves, tendo como foco a Festa do Mastro do município de Capela – Sergipe. O referido evento é um conjunto de folguedos juninos que ocorre desde 1939, numa trama na qual o sagrado e profano se intercalam. Com enfoque na História Local, a pesquisa em tela visa propor uma sequência didática de atividades e ações elaboradas a partir da reflexão e análise de fontes históricas que possam servir de auxílio nas rotinas pedagógicas de professores de História na tarefa de problematizar o meio no qual estão inseridos, e que permita interpretar as experiências do homem no tempo, possibilitando a compreensão do passado e presente através da crítica documental. Esse trabalho poderá atenuar lacunas de materiais didáticos que propõem metodologias de educação patrimonial sobre a Festa do Mastro, fato que possivelmente permitirá aos discentes apropriações desse bem cultural, fortalecendo o sentimento de pertencimento, identidade, e, sobretudo, ampliar concepções de aprendizagem da História Local em lócus sergipanos.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACEDO, Alexsandro do Nascimento. DO MEIO DA LAMA PARA A SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL DA FESTA DO MASTRO DE CAPELA-SERGIPE... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/173739-DO-MEIO-DA-LAMA-PARA-A-SALA-DE-AULA--UMA-PROPOSTA-DE-SEQUENCIA-DIDATICA-PARA-O-ENSINO-DE-HISTORIA-E-PATRIMONIO-CU. Acesso em: 15/02/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes