ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS/AS DOCENTES DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PA

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS/AS DOCENTES DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PA
Autores
  • Ieda Palheta Moraes
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História, Políticas e Práticas de cidadania
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/173621-ensino-de-historia--reflexoes-sobre-as-praticas-pedagogicas-dosas-docentes-das-redes-publicas-de-ensino-do-munic
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Palavras-chave: Ensino de História, Professor-Reflexivo e Práticas pedagógicas.
Resumo
RESUMO Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como os professores de história das Redes Públicas de Ensino da cidade de Ananindeua/PA percebem e constroem suas práticas pedagógicas, as quais, durante muito tempo estiveram centradas na ideia de que o/a professor/a era o único responsável no processo de ensino-aprendizagem, o que demonstra que o ensino de história era pautado nas relações antidemocráticas e autoritárias. Nas últimas décadas foram realizadas pesquisas para de delimitar o Ensino de História como um campo específico de pesquisa. Contudo, por que as práticas de muitos/as professores/as das redes públicas de Ananindeua continuam pautadas numa transposição didática, irrefletida e não crítica dos conteúdos? Para responder a esse questionamento buscaremos selecionar cinco escolas das redes públicas, sendo três da rede Estadual e duas da rede Municipal do Pará, todas no município de Ananindeua. Optando por este Município, pois é onde desenvolvemos nossas práticas profissionais e percebemos essa problemática. Em vista de encontrar vestígios de outras práticas de ensino de história, não centradas no professor e que valorizem o protagonismo do aluno, construiremos uma discussão com o conceito de Professor-Reflexivo – este conceito está centrado nas contribuições de autores como Ramires Carvalho e Alessandra David; Fernando Seffner; Flavia Caimi e Paulo Freire, entendendo que o professor deve assentar sua prática nos saberes da docência, os quais desenvolva uma identidade profissional reflexiva, crítica e pesquisadora, considerando o ensino como uma prática social. Metodologicamente utilizaremos entrevistas semiestruturadas e análise da proposta curricular do Estado. Abrindo um diálogo com autores como Jörn Rüsen, Keith Erekson para propor às redes públicas do município, políticas públicas de qualificação profissional para os docentes.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAES, Ieda Palheta. ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS/AS DOCENTES DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PA.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/173621-ENSINO-DE-HISTORIA--REFLEXOES-SOBRE-AS-PRATICAS-PEDAGOGICAS-DOSAS-DOCENTES-DAS-REDES-PUBLICAS-DE-ENSINO-DO-MUNIC. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes