PATRIMÔNIO E ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
PATRIMÔNIO E ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
Autores
  • Fabiana Silveira Carvalho
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e Patrimônio Cultural
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/173576-patrimonio-e-ensino-de-historia-em-campos-dos-goytacazes
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
patrimônio; história local; ensino de história
Resumo
Desenvolver um projeto no ProfHistória é ter a possibilidade de lidar com questões de forma prática. Partindo da pergunta “Como posso contribuir para acrescentar e transformar de alguma forma a realidade educacional onde atuo?”, priorizei uma questão que tem sido recorrente entre os professores da rede Municipal da Prefeitura de Campos dos Goytacazes: a busca por meios para conhecer e trabalhar com os conteúdos relacionados à história do município. Os objetivos deste trabalho são, portanto, desenvolver uma metodologia de trabalho com a História Oral a partir das discussões sobre patrimônio e patrimonialização, destacando a valorização do patrimônio imaterial. Buscar caminhos para a aproximação entre os alunos e seu passado para que desenvolvam sua consciência sobre a preservação. Contribuir para a valorização da cultura negra e para o fortalecimento da auto-imagem de seus representantes e alunos negros, destacando o respeito às diferenças. É importante despertar um sentimento de pertencimento que os faça sentir orgulho do local onde vivem para que possam preservar e manter suas características culturais. A realização deste projeto contará com atividades realizadas na sala de informática, com pesquisas realizadas no site do IPHAN e posterior confecção de um mural virtual pelos alunos. Será realizada uma aula de campo em um solar jesuíta datado do século XVII, onde funciona o Arquivo Público Municipal. Na ocasião serão discutidas questões como tombamento, hierarquia, valorização de alguns bens em detrimento de outros e a escravização na região. Está prevista a realização de uma roda de jongo na escola com o intuito de levar aos alunos o conhecimento de uma prática cultural presente em sua cidade e desconhecida por muitos. A realização destas atividades pode servir como inspiração para que outros professores possam tratar das questões relacionadas à história local e ao patrimônio de forma a torná-los mais próximos da realidade dos alunos.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Fabiana Silveira. PATRIMÔNIO E ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES.. In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/173576-PATRIMONIO-E-ENSINO-DE-HISTORIA-EM-CAMPOS-DOS-GOYTACAZES. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes