ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIEDADE: CONSTRUINDO UMA ALFABETIZAÇÃO HISTÓRICA NA ESCOLA PROFESSOR REMÍGIO FERNANDEZ, MOSQUEIRO/PA.

Publicado em 19/03/2020 - ISBN: 978-85-5722-340-0

Título do Trabalho
ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIEDADE: CONSTRUINDO UMA ALFABETIZAÇÃO HISTÓRICA NA ESCOLA PROFESSOR REMÍGIO FERNANDEZ, MOSQUEIRO/PA.
Autores
  • José Sebastião Vilhena
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino de História e as Diferentes Linguagens
Data de Publicação
19/03/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressonacionalprofhistoria/172171-ensino-de-historia-e-interdisciplinariedade--construindo-uma-alfabetizacao-historica-na-escola-professor-remigio-
ISBN
978-85-5722-340-0
Palavras-Chave
Alfabetização Histórica; Ensino de História; Hip-Hop; Interdisciplinaridade.
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar as primeiras reflexões de um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da UFPA. Ele trata de analisar a possibilidade de desenvolver uma Alfabetização Histórica entre os alunos do Ensino Fundamental maior, especialmente entre os alunos do 9º ano, da escola Profº Remígio Fernandez e se esse método de ensino poderia promover uma superação à falta de interesse, por parte dos alunos, para com a história escolar ensinada. Partindo da análise de três elementos constitutivos para tal problemática, a saber: as relações antidemocráticas de ensinar; eurocêntricas nos conteúdos selecionados; e monolítica na forma de linguagem e narração da história, fomos traçando hipóteses para buscar superar essa realidade. Assim, a Alfabetização Histórica é apresentada com um conceito advindo de uma região de fronteira interdisciplinar, em que seu quadro teórico-metodológico abre o diálogo com a pedagogia freiriana, a decolonialidade, a aprendizagem significativa e a historiografia, buscando, ainda, utilizar o hip-hop (rap e grafite) como elementos para a produção e difusão de outras narrativas históricas no ambiente escolar. Por tanto, esta se configura como uma pesquisa-ação que busca se comprometer com um ideário democrático, dialógico e emancipatório.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DO PROFHISTÓRIA - A Pesquisa em Ensino de História e a Formação de Professores no contexto do ProfHistória
Cidade do Evento
Salvador
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VILHENA, José Sebastião. ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIEDADE: CONSTRUINDO UMA ALFABETIZAÇÃO HISTÓRICA NA ESCOLA PROFESSOR REMÍGIO FERNANDEZ, MOSQUEIRO/PA... In: Anais do I Congresso Nacional do Profhistoria. Anais...Salvador(BA) IAT, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoNacionalProfhistoria/172171-ENSINO-DE-HISTORIA-E-INTERDISCIPLINARIEDADE--CONSTRUINDO-UMA-ALFABETIZACAO-HISTORICA-NA-ESCOLA-PROFESSOR-REMIGIO-. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes