'TUDO PODE DAR CERTO' (WOODY ALLEN, 2009) E O OLHAR NORTE-AMERICANO SOBRE O 'OUTRO'

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

Título do Trabalho
'TUDO PODE DAR CERTO' (WOODY ALLEN, 2009) E O OLHAR NORTE-AMERICANO SOBRE O 'OUTRO'
Autores
  • Luciana Angelice Biffi
Modalidade
Resumo
Área temática
ST12 - CULTURAS E DIFERENÇAS – O RECONHECIMENTO DO “OUTRO” E O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES PLURAIS
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/368986-tudo-pode-dar-certo-(woody-allen-2009)-e-o-olhar-norte-americano-sobre-o-outro
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
Woody Allen; Tudo Pode Dar Certo; Cinema; Norte americano; Outro.
Resumo
A filmografia de Woody Allen possui características de um cinema de autor, com muitos aspectos idiossincráticos como diálogos verborrágicos, comédias não muito românticas, personagens femininas, um humor característico que aos poucos nos revelam a sua visão sobre os Estados Unidos da América, mas principalmente sobre Nova York. Neste trabalho, o filme 'Tudo Pode Dar Certo' (2009) é o objeto central que nos revela como o cineasta percebe os norte-americanos, através do personagem principal Boris Yellnikoff (Larry David), que iremos encará-lo como um alterego de Woody, diretor e roteirista. A perspectiva aqui é, a partir de uma análise do personagem, da narrativa e do contexto histórico de produção do filme, interpretar e entender como o cineasta vê o norteamericano e o 'outro'. Boris tem um diálogo onde, ao ver a estátua da liberdade, ele diz "Mas as massas nunca foram recebidas de braços abertos. Logo que chegaram, cada etnia foi recebida com violência e hostilidade. Cada uma delas teve que lutar para ficar aqui. As pessoas odeiam estrangeiros. É o estilo americano de ser." Aqui ele nos mostra um confronto entre a ideia e do símbolo da 'Estátua da Liberdade' e um falsa impressão de uma visão acolhedora dos EUA, como sendo a 'terra das oportunidades' é contraposta a ideia de como os imigrantes foram recebidos. Evidentemente que essa não é uma das principais questões na obra dos Woody Allen, porém, ao desenvolver uma perspectiva sobre a sociedade na qual ele está inserida, ele nos revela como a mesma sociedade percebe o outro. Durante o trabalho, iremos ver como isso aparece no filme, como um cidade como Nova York, uma cidade multicultural, e capaz de propiciar para os seus e para o outro, em um exercício de se compreender ao se relacionar com o outro.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BIFFI, Luciana Angelice. 'TUDO PODE DAR CERTO' (WOODY ALLEN, 2009) E O OLHAR NORTE-AMERICANO SOBRE O 'OUTRO'.. In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/368986-TUDO-PODE-DAR-CERTO-(WOODY-ALLEN-2009)-E-O-OLHAR-NORTE-AMERICANO-SOBRE-O-OUTRO. Acesso em: 13/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes