AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS E RESISTÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO SÍTIO POÇO DANTAS DE UMARI, CRATO-CE, QUE CONTRIBUÍRAM PARA CONSTRUÇÃO DE UM MOVIMENTO EDUCACIONAL INDÍGENA.

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

Título do Trabalho
AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS E RESISTÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO SÍTIO POÇO DANTAS DE UMARI, CRATO-CE, QUE CONTRIBUÍRAM PARA CONSTRUÇÃO DE UM MOVIMENTO EDUCACIONAL INDÍGENA.
Autores
  • Ana Roberta Pianco
Modalidade
Resumo
Área temática
ST11 - LEITURAS DA ALMA OU UMA HISTÓRIAS DO SENSÍVEL
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/367666-as-praticas-socioeducativas-e-resistencias-desenvolvidas-no-sitio-poco-dantas-de-umari-crato-ce-que-contribuira
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
Praticas Socieducativas, Resistências ,Movimento Educacional Indígena
Resumo
Acredito que o movimento indígena representa um símbolo de resistência e de luta pelo direito à autonomia, onde a obstinação dos povos originários passa pela apropriação do conhecimento, território e autoidentificação. Nesse sentido, pretendo nesse trabalho apresentar como os remanescentes dos indígenas Cariris no Sítio Poço Dantas de Umari estão se organizando para retomada das ações socioeducativas, que no meu entender fortalecem a construção de um movimento educacional indígena. Assim, a história desses sujeitos sociais é marcada por lutas e resistências ininterruptas contra todas as formas de ambição e exploração que o capitalismo produziu nas mais diversas partes do território brasileiro. A região sul do Estado do Ceará não fugiu a essa lógica e, na virada do século XX para o século XXI esse processo passou por recrudescimentos que necessita ser melhor explicitados. Diante dessa conjuntura, investigo as práticas educativas e a organização dos índios Cariris do Sítio Poço Dantas, localizado no município de Crato – CE, pelo reconhecimento da etnia Kariri/Cariri, após 147 anos da expulsão dos seus ancestrais do território Caririense. Portanto, a escolha da temática da pesquisa é pertinente no campo da Educação, Estudos sociohistóricos e filosóficos para consolidação dos debates sobre a questão indígena a partir de elementos essenciais como as práticas socioeducativas desses povos, por isso a pretensão aqui é de auxiliar na produção de conteúdos que compreendam as diversas concepções de mundo, construindo discussões significativas para o movimento indígena e que também sirvam como forma de resistência e continuidade de luta. Assim sendo, levanto a hipótese de que esses dispositivos sócioeducativos criados para arregimentar os indígenas cariris espalhados desde o processo diaspórico, serviram para constituir uma identidade capaz de instituir o sentimento de pertencimento e de luta pela sobrevivência da cultura daquele povo. Nesse processo os fatores que o compõem andam juntos, pois para entender os povos originários no Cariri cearense, precisa-se mostrar toda luta travada por eles e suas conquistas com ações que os valorizem e torne sua cultura, sua vivência conhecidas e para tanto, a retomada de práticas educativas para esse fim precisam ser melhores elaboradas, discutidas e disseminadas para toda a sociedade que desconhecem tal história, visto que tais conhecimentos dos aspectos que fazem parte dessa luta servirão para alimentar forças sociais para a efetivação dos direitos que viabilizam a vida, pois a mistificação da figura do indígena e a reprodução da colonialidade são realidades presentes e refletidas em muitos estudos que fazem referência aos povos tradicionais.O desejo de escrever a história de um povo que buscou recuperar sua identidade após uma diáspora me levou a defender como argumento de tese que a retomada de práticas socioeducativas desenvolvidas pelo povo Cariri da comunidade Sítio Poço Dantas de Umari devidamente registradas em vídeos e documentários por eles e disponíveis em rede, contribuíram para a construção de um projeto de vida coletivo e o pensar educacional indígena, especialmente na criação da escola indígena na comunidade.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PIANCO, Ana Roberta. AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS E RESISTÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO SÍTIO POÇO DANTAS DE UMARI, CRATO-CE, QUE CONTRIBUÍRAM PARA CONSTRUÇÃO DE UM MOVIMENTO EDUCACIONAL INDÍGENA... In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/367666-AS-PRATICAS-SOCIOEDUCATIVAS-E-RESISTENCIAS-DESENVOLVIDAS-NO-SITIO-POCO-DANTAS-DE-UMARI-CRATO-CE-QUE-CONTRIBUIRA. Acesso em: 25/03/2025

Trabalho

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