A BNCC E AS RELIGIÕES AFROBARASILEIRA E INDÍGENAS, NO ÂMBITO DOS COMPONENTES: HISTÓRIA E ENSINO RELIGIOSO

Publicado em 07/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-351-5

Título do Trabalho
A BNCC E AS RELIGIÕES AFROBARASILEIRA E INDÍGENAS, NO ÂMBITO DOS COMPONENTES: HISTÓRIA E ENSINO RELIGIOSO
Autores
  • Roselli Scheidegger Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
ST12 - CULTURAS E DIFERENÇAS – O RECONHECIMENTO DO “OUTRO” E O EXERCÍCIO DA ALTERIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES PLURAIS
Data de Publicação
07/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/355212-a-bncc-e-as-religioes-afrobarasileira-e-indigenas-no-ambito-dos-componentes--historia-e-ensino-religioso
ISBN
978-65-5941-351-5
Palavras-Chave
Lei 9.639/03; Lei 11.645/08; História; Ensino Religioso; BNCC; Currículo de Marabá; Indígena; Afro-brasileira.
Resumo
A proposta dessa pesquisa consiste em compreender de que modo as Leis 10.639/03 e 11.645/08 que tornam obrigatório, respectivamente, o ensino de história e cultura africana/afro-brasileiro e indígena, na educação básica, são (ou não) aplicadas/desenvolvidas nas práticas pedagógicas e políticas no cotidiano escolar. A finalidade dessas leis é promover um ambiente escolar democrático, cujas diversidades etnorraciais e indígenas sejam contempladas, desde a organização do currículo até as ações efetivas contra as práticas racistas preconceituosas e discriminatórias que chegam as crianças e aos jovens negros e indígenas. Além de promover a compreensão quanto a importância do diálogo entre os componentes de História e Ensino Religioso, e como a BNCC promove esse olhar. Importante trazer para debate algumas problemáticas, como: O que a BNCC propõe em benefício para essas religiões afro-brasileira e indígenas? Qual a relevância da proposta desse documento associado ao Currículo Local, na região Amazônica? Quais as dificuldades encontradas para a implementação da BNCC? De que forma esta proposta vem a contribuir para o debate sobre as diversidades que compõe o ambiente escolar? O Currículo Comum de Marabá ele atende a proposta da BNCC, quanto as habilidades e Competências a ser desenvolvidas em sala de aula, definidos para a área de História e Ensino Religioso? 4. Como tem sido a aplicabilidade dessas Habilidades do Componente de Ensino Religioso em Sala de aula? De fato, tem tratado o respeito e a valorização das distintas manifestações e experiências religiosas, levando em consideração, todas que fazem parte da cultura local? Promovendo o entendimento, o respeito e a valorização? Tendo como foco apresentar a importância das políticas educacionais para a construção de um sistema educacional democrático no contexto das relações etnicorraciais e como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No contexto dos componentes de História e Ensino Religioso. Brm como, refletir a percepção da importância das religiões Afro-brasileira e indígena na construção do espaço amazônico; Analisar a importância da Proposta Curricular do Município de Marabá no Estado do Pará, para os componentes de História e Ensino Religioso e Compreender de que forma a BNCC possibilita aos componentes de História e Ensino Religioso, quanto a aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08.
Título do Evento
I Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade: Identidades Fraturadas, Memória Cultural e Processos Diaspóricos e I Seminário Internacional da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas Contemporâneas: As Ciências Humanas no Olho do Furacão
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Roselli Scheidegger. A BNCC E AS RELIGIÕES AFROBARASILEIRA E INDÍGENAS, NO ÂMBITO DOS COMPONENTES: HISTÓRIA E ENSINO RELIGIOSO.. In: Anais do Congresso Internacional de Estudos das Diferenças & Alteridade. Anais...São Paulo(SP) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congressoestudosculturais2021/355212-A-BNCC-E-AS-RELIGIOES-AFROBARASILEIRA-E-INDIGENAS-NO-AMBITO-DOS-COMPONENTES--HISTORIA-E-ENSINO-RELIGIOSO. Acesso em: 25/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes