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Apresentação

 

Os anais eletrônicos publicados na plataforma de eventos Even3 reuniram experiências educativas apresentadas no I Congresso de Educação Centro de Educação de Tempo Integral Bilíngue Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, realizado nos dias 15 e 16 de dezembro de 2022, no horário das 08h às 17h.

Organizado pela escola, o evento foi coordenado e idealizado pela diretora Ádila Marta Silva e Silva e teve como público-alvo a comunidade docente, corpo pedagógico, gestores e corpo técnico das demais escolas da Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Estado do Amazonas.

O Congresso foi realizado na modalidade presencial, com tema central “Projetos e Práticas Educativas no Contexto Amazônico: aprendizagem para além da sala de aula” e teve como objetivo compartilhar as práticas pedagógicas e os resultados dos projetos realizados no decorrer do ano letivo de 2022. No total foram 24 apresentações que refletiram sobre a importância do planejamento e prática docente, considerando as lacunas de aprendizagem dos estudantes existentes no contexto amazônico.

Além disso, durante o evento foram oferecidas palestras, mesas redondas, oficinas, mostras de projetos por meio de banners e exposição dos discentes e apresentações culturais marcadas pelo protagonismo dos estudantes e educadores da escola. Por fim, a proposta é que com a divulgação das experiências vividas pelos professores e alunos, os participantes do evento percebam o leque de possibilidades de projetos que podem ser desenvolvidos pela escola com foco na oferta de um ensino de qualidade que promova uma formação mais humana, considerando o contexto cultural de cada instituição de ensino.

No primeiro dia do Congresso, após a mesa de abertura, iniciou-se a palestra magna, intitulada “Dos letramentos aos multiletramentos: proposições para o desenvolvimento curricular de Língua Portuguesa a partir da BNCC.”, ministrada pela Profa. Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário, e teve como objetivo discutir sobre as possibilidades de adoção dos letramentos e da pedagogia dos multiletramentos no desenvolvimento curricular de língua portuguesa, a partir da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e do RCA – Referencial Curricular Amazonense.

Em seguida, ocorreu a comunicação do Projeto CETI Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, apresentado pela professora e atual diretora Ádila Marta Silva e Silva. O projeto teve como objetivo principal desenvolver o protagonismo dos estudantes por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares cujo objetivo principal foi o de recompor e recuperar as lacunas de aprendizagem diagnosticadas no início do ano de 2022.

Após a comunicação, iniciou-se a primeira parte das apresentações dos projetos e práticas educativas na seguinte ordem: 1. Metodologia de projetos como estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem pós-pandemia - Profa. Ádila Marta da Silva e Silva; 2. O papel da gestão escolar na garantia do processo educativo - Profa. Maria Cristina Paes de Mello; 3. Fabricação de sabão em barra a partir da reciclagem de óleo de cozinha usado - Prof. Ari Pinto Pontes Júnior; 4. Formação continuada para a elaboração e implementação de ambientes pedagógicos virtuais - Profa. M.a. Débora Kelly de Almeida Bragança e Prof. Yan Souto Leal Gomes; 5. Minuto Consciência - Profa. Denise Rodrigues Cruz; 6. Poesia visual/visual poetry, uma experimentação criativa - Profa. Deisianny da Silva Gonçalves; 7. I Mostra de projetos integradores - Profa. Deisianny da Silva Gonçalves; 8. Linguagem bakhtiniana e o TEA no oitavo ano do ensino fundamental - Prof. Dr. José Félix da Costa Filho; 9. Crônicas humorísticas de Stanislaw Ponte Preta: leitura, escrita, expressão oral e artística com alunos do 9º ano do CETI Bilíngue Gilberto Mestrinho - Profa. Viviane Balby Verly; 10 Dream Wall – do sonho à realidade - Prof. Omar dos Anjos Silva.

Após as apresentações, houve as exposições de duas Mesas Redondas. A primeira foi intitulada "Alfabetização e letramento no Amazonas: Os desafios do período pós-pandemia.", ministrada pela Profa. Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário, cujo objetivo foi discutir sobre os desafios para alfabetizar e letrar os estudantes em defasagem de aprendizagem no período pós-pandêmico. A segunda exposição trouxe como temática "A apropriação do sistema de escrita alfabética na perspectiva da Psicogênese da Língua Escrita.", apresentada pela profa. Denízia Pimentel do Monte, que teve como objetivo demonstrar a Psicogênese da Língua escrita como indicador para a apropriação do sistema de escrita alfabética pelos estudantes em processo de alfabetização.

            O segundo dia do evento iniciou-se com a palestra “Caminhos possíveis em escolas públicas de Manaus”, ministrada pela Profa Dr.ª Vanessa de Sales Marruche, que teve como objetivo indicar aos professores das escolas da rede pública de ensino básico de Manaus caminhos de pesquisa possíveis, especialmente sobre suas práticas.

            Em seguida ocorreu a segunda parte das apresentações dos projetos e práticas educativas na seguinte ordem: 1. Matemática aplicada na reciclagem de resíduos de cozinha - Prof. Ari Pinto Pontes Júnior; 2. Filosofia da tecnologia: compreendendo o que é tecnologia a partir dos conhecimentos dos povos tradicionais da Amazônia – Prof. M.e Daniel da Silva Cruz; 3. O olhar amazônico através das lentes da língua inglesa - Prof. M.a Débora Kelly de Almeida Bragança; 4. Jogos matemáticos eletrônicos educacionais utilizados por alunos do sexto ano do ensino fundamental do CETI Gilberto Mestrinho - Profa. Elenires Jacaúna Sampaio; 5. Confecção de jornais com materiais recicláveis e sua utilização como fonte histórica da cidade de Manaus - Profa. Maria José Costa de Oliveira; 6. A utilização do Rolling Play Game - RPG como proposta metodológica e interdisciplinar - Prof. Matthaeus Anderson Lima de Jesus; 7. Alimentos amazônicos e o impacto social: a prática da língua inglesa nos benefícios de uma alimentação saudável - Prof. Omar dos Anjos Silva; 8. Aplicação de minicursos como correção da defasagem da aprendizagem durante a pandemia – Prof. M.e Thiago Costa da Silva; 9. Acervo de história: uma plataforma digital de aprendizado - Prof. Yan Souto Leal Gomes; 10. Eletiva de experimentos: uma ferramenta para o nivelamento da aprendizagem no ensino das ciências da natureza - Profa. Yara Bayma da Silva; 11. Educação Física e saúde: estudos sobre os benefícios da natação para prevenção ao sedentarismo e à obesidade em estudantes do CETI Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo - Prof. Esp. Wanderley dos Santos Araújo; 12. A utilização da ferramenta Quizizz nas aulas de língua inglesa do ensino médio no Ceti Gilberto Mestrinho - Prof. Ítalo José Oliveira Andrade; 13. Coding Club na ciência da computação - Prof. Omar dos Anjos Silva; 14. Cantando e aprendendo: uma análise da aplicabilidade de um coral bilíngue como ferramenta de aprendizagem de língua inglesa - Prof. Wesley Bruno Araújo Delgado.

            Após as apresentações foram realizadas as exposições dos projetos com a participação dos estudantes envolvidos nas pesquisas por meio de banners e posteriormente deu-se início a oficinas de forma simultânea, a saber: “A utilização da ferramenta Quizizz nas aulas de língua inglesa do ensino médio no CETI Gilberto Mestrinho”, ministrada pelo professor Ítalo José Oliveira Andrade, cujo objetivo foi compartilhar a experiência de uso da ferramenta Quizizz nas aulas de Língua Inglesa e apresentar suas potencialidades na sala de aula; a segunda oficina intitulada “Corpo e movimento possibilidades e desenvolvimento integral do estudante”, ministrada pela professora Tania Ribeiro Moço, cujo objetivo foi proporcionar reflexão e vivências acerca da importância do corpo e o movimento no contexto da escola, como possibilidade no desenvolvimento para formação integral do estudante na Educação Básica; a terceira oficina realizada foi “Metodologias ativas como estratégia para potencializar o aprendizado”, ministrada pela professora Tatiana Del Pilar Barros Rivera, cujo objetivo foi experimentar atividades que levassem os participantes a desenvolver a argumentação e o estudo de diversos gêneros textuais utilizando alguns aplicativos, de forma online e off-line, com o intuito de que esta metodologia possa ser aplicada nas atividades em sala de aula, nos diversos componentes curriculares; por fim, a quarta oficina intitulada “Elaboração de projetos de pesquisa na educação básica” ministrada pela professora Bárbara Caroline Guimarães Sales Lizardo, cujo objetivo foi compartilhar experiências relacionadas às possibilidades de escrita de projetos científicos, pois é importante destacar que há muitos pesquisadores na sala de aula, os “professores pesquisadores”.

Acreditamos que a divulgação dessas atividades e projetos pedagógicos é de grande importância para todos que desejam ter acesso a novas experiências e práticas pedagógicas diferenciadas no contexto da educação pública amazonense. Esperamos que os resultados descritos aqui sejam um convite à reflexão e a novas ideias para pensar a educação básica no contexto amazônico.

 

 

Os organizadores.

 

 

Manaus - 2022




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Responsável

Comissão Organizadora

ceticongresso@gmail.com 


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