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Apresentação
Os anais
eletrônicos publicados na plataforma de eventos Even3 reuniram experiências
educativas apresentadas no I Congresso de Educação Centro de Educação de Tempo
Integral Bilíngue Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, realizado nos dias 15
e 16 de dezembro de 2022, no horário das 08h às 17h.
Organizado
pela escola, o evento foi coordenado e idealizado pela diretora Ádila Marta
Silva e Silva e teve como público-alvo a comunidade docente, corpo pedagógico,
gestores e corpo técnico das demais escolas da Secretaria de Educação e
Desporto Escolar do Estado do Amazonas.
O
Congresso foi realizado na modalidade presencial, com tema central “Projetos e
Práticas Educativas no Contexto Amazônico: aprendizagem para além da sala de
aula” e teve como objetivo compartilhar as práticas pedagógicas e os resultados
dos projetos realizados no decorrer do ano letivo de 2022. No total foram 24
apresentações que refletiram sobre a importância do planejamento e prática
docente, considerando as lacunas de aprendizagem dos estudantes existentes no
contexto amazônico.
Além
disso, durante o evento foram oferecidas palestras, mesas redondas, oficinas,
mostras de projetos por meio de banners e exposição dos discentes e
apresentações culturais marcadas pelo protagonismo dos estudantes e educadores
da escola. Por fim, a proposta é que com a divulgação das experiências vividas
pelos professores e alunos, os participantes do evento percebam o leque de
possibilidades de projetos que podem ser desenvolvidos pela escola com foco na
oferta de um ensino de qualidade que promova uma formação mais humana, considerando
o contexto cultural de cada instituição de ensino.
No
primeiro dia do Congresso, após a mesa de abertura, iniciou-se a palestra magna,
intitulada “Dos letramentos aos multiletramentos: proposições para o
desenvolvimento curricular de Língua Portuguesa a partir da BNCC.”, ministrada
pela Profa. Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário, e teve como objetivo
discutir sobre as possibilidades de adoção dos letramentos e da pedagogia dos
multiletramentos no desenvolvimento curricular de língua portuguesa, a partir
da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e do RCA – Referencial Curricular
Amazonense.
Em
seguida, ocorreu a comunicação do Projeto CETI Gilberto Mestrinho de Medeiros
Raposo, apresentado pela professora e atual diretora Ádila Marta Silva e Silva.
O projeto teve como objetivo principal desenvolver o protagonismo dos
estudantes por meio de projetos pedagógicos interdisciplinares cujo objetivo
principal foi o de recompor e recuperar as lacunas de aprendizagem
diagnosticadas no início do ano de 2022.
Após a
comunicação, iniciou-se a primeira parte das apresentações dos projetos e
práticas educativas na seguinte ordem: 1. Metodologia de projetos como
estratégia pedagógica no processo de ensino e aprendizagem pós-pandemia -
Profa. Ádila Marta da Silva e Silva; 2. O papel da gestão escolar na garantia
do processo educativo - Profa. Maria Cristina Paes de Mello; 3. Fabricação de
sabão em barra a partir da reciclagem de óleo de cozinha usado - Prof. Ari
Pinto Pontes Júnior; 4. Formação continuada para a elaboração e implementação
de ambientes pedagógicos virtuais - Profa. M.a. Débora Kelly de Almeida
Bragança e Prof. Yan Souto Leal Gomes; 5. Minuto Consciência - Profa. Denise
Rodrigues Cruz; 6. Poesia visual/visual poetry,
uma experimentação criativa - Profa. Deisianny da Silva Gonçalves; 7. I Mostra
de projetos integradores - Profa. Deisianny da Silva Gonçalves; 8. Linguagem bakhtiniana e o TEA no oitavo ano do
ensino fundamental - Prof. Dr. José Félix da Costa Filho; 9. Crônicas
humorísticas de Stanislaw Ponte
Preta: leitura, escrita, expressão oral e artística com alunos do 9º ano do
CETI Bilíngue Gilberto Mestrinho - Profa. Viviane Balby Verly; 10 Dream Wall – do sonho à realidade -
Prof. Omar dos Anjos Silva.
Após as
apresentações, houve as exposições de duas Mesas Redondas. A primeira foi
intitulada "Alfabetização e letramento no Amazonas: Os desafios do período
pós-pandemia.", ministrada pela Profa. Sirlei Adriani dos Santos Baima
Elisiário, cujo objetivo foi discutir sobre os desafios para alfabetizar e
letrar os estudantes em defasagem de aprendizagem no período pós-pandêmico. A
segunda exposição trouxe como temática "A apropriação do sistema de
escrita alfabética na perspectiva da Psicogênese da Língua Escrita.",
apresentada pela profa. Denízia Pimentel do Monte, que teve como objetivo
demonstrar a Psicogênese da Língua escrita como indicador para a apropriação do
sistema de escrita alfabética pelos estudantes em processo de alfabetização.
O segundo dia do evento iniciou-se
com a palestra “Caminhos possíveis em escolas públicas de Manaus”, ministrada
pela Profa Dr.ª Vanessa de Sales Marruche, que teve como objetivo indicar aos
professores das escolas da rede pública de ensino básico de Manaus caminhos de
pesquisa possíveis, especialmente sobre suas práticas.
Em seguida ocorreu a segunda parte
das apresentações dos projetos e práticas educativas na seguinte ordem: 1.
Matemática aplicada na reciclagem de resíduos de cozinha - Prof. Ari Pinto
Pontes Júnior; 2. Filosofia da tecnologia: compreendendo o que é tecnologia a
partir dos conhecimentos dos povos tradicionais da Amazônia – Prof. M.e Daniel
da Silva Cruz; 3. O olhar amazônico através das lentes da língua inglesa -
Prof. M.a Débora Kelly de Almeida Bragança; 4. Jogos matemáticos eletrônicos
educacionais utilizados por alunos do sexto ano do ensino fundamental do CETI
Gilberto Mestrinho - Profa. Elenires Jacaúna Sampaio; 5. Confecção de jornais
com materiais recicláveis e sua utilização como fonte histórica da cidade de
Manaus - Profa. Maria José Costa de Oliveira; 6. A utilização do Rolling Play Game - RPG como proposta
metodológica e interdisciplinar - Prof. Matthaeus Anderson Lima de Jesus; 7.
Alimentos amazônicos e o impacto social: a prática da língua inglesa nos
benefícios de uma alimentação saudável - Prof. Omar dos Anjos Silva; 8.
Aplicação de minicursos como correção da defasagem da aprendizagem durante a pandemia
– Prof. M.e Thiago Costa da Silva; 9. Acervo de história: uma plataforma
digital de aprendizado - Prof. Yan Souto Leal Gomes; 10. Eletiva de
experimentos: uma ferramenta para o nivelamento da aprendizagem no ensino das
ciências da natureza - Profa. Yara Bayma da Silva; 11. Educação Física e saúde:
estudos sobre os benefícios da natação para prevenção ao sedentarismo e à
obesidade em estudantes do CETI Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo - Prof.
Esp. Wanderley dos Santos Araújo; 12. A utilização da ferramenta Quizizz nas aulas de língua inglesa do
ensino médio no Ceti Gilberto Mestrinho - Prof. Ítalo José Oliveira Andrade;
13. Coding Club na ciência da
computação - Prof. Omar dos Anjos Silva; 14. Cantando e aprendendo: uma análise
da aplicabilidade de um coral bilíngue como ferramenta de aprendizagem de
língua inglesa - Prof. Wesley Bruno Araújo Delgado.
Após as apresentações foram
realizadas as exposições dos projetos com a participação dos estudantes
envolvidos nas pesquisas por meio de banners e posteriormente deu-se início a oficinas
de forma simultânea, a saber: “A utilização da ferramenta Quizizz nas aulas de língua inglesa do ensino médio no CETI
Gilberto Mestrinho”, ministrada pelo professor Ítalo José Oliveira Andrade,
cujo objetivo foi compartilhar a experiência de uso da ferramenta Quizizz nas aulas de Língua Inglesa e
apresentar suas potencialidades na sala de aula; a segunda oficina intitulada
“Corpo e movimento possibilidades e desenvolvimento integral do estudante”,
ministrada pela professora Tania Ribeiro Moço, cujo objetivo foi proporcionar
reflexão e vivências acerca da importância do corpo e o movimento no contexto
da escola, como possibilidade no desenvolvimento para formação integral do
estudante na Educação Básica; a terceira oficina realizada foi “Metodologias
ativas como estratégia para potencializar o aprendizado”, ministrada pela
professora Tatiana Del Pilar Barros Rivera, cujo objetivo foi experimentar
atividades que levassem os participantes a desenvolver a argumentação e o
estudo de diversos gêneros textuais utilizando alguns aplicativos, de forma
online e off-line, com o intuito de que esta metodologia possa ser aplicada nas
atividades em sala de aula, nos diversos componentes curriculares; por fim, a
quarta oficina intitulada “Elaboração de projetos de pesquisa na educação
básica” ministrada pela professora Bárbara Caroline Guimarães Sales Lizardo,
cujo objetivo foi compartilhar experiências relacionadas às possibilidades de
escrita de projetos científicos, pois é importante destacar que há muitos
pesquisadores na sala de aula, os “professores pesquisadores”.
Acreditamos
que a divulgação dessas atividades e projetos pedagógicos é de grande
importância para todos que desejam ter acesso a novas experiências e práticas
pedagógicas diferenciadas no contexto da educação pública amazonense. Esperamos
que os resultados descritos aqui sejam um convite à reflexão e a novas ideias
para pensar a educação básica no contexto amazônico.
Os organizadores.
Manaus - 2022
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Responsável
Comissão Organizadora
ceticongresso@gmail.com
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