Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Prezadas e prezados congressistas e demais leitoras e leitores, estes são os Anais do Congresso Amazônico de Educação a Distância , com o tema: Aprendizagens Amazônicas: Culturas e Diversidade, celebrado no ano 2021, na modalidade On-Line.
É com enorme satisfação que o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), através da Comissão Científica do IV Congresso Amazônico de Educação a Distância (CAEAD) em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED) organizaram os Anais contendo: Artigo Científico, Relato de Experiências Inovadoras, Resumo Expandido e Minicurso aprovados e que fizeram parte da programação cientifica do evento, objetivando contemplar a complexidade e a diversidade de conteúdos sobre: Ensino e Práticas em EaD, Estratégias e Políticas, Formação, Currículo e Avaliação e Tecnologia e Produção, suas reflexões, desafios e perspectivas.
Sobre os eixos temáticos:
· Estratégias e Políticas: Estudos que articulam a relação entre tecnologias, sociedade e política, tendo como foco discussões sobre a gestão; sociedade em rede; cultura digital e virtualidade.
· Ensino e Práticas em EaD: experiências e estudos voltados ao ensino e às práticas realizadas nos processos de aprendizagem que envolvam a mediação, estratégias, projetos e atividades diversas em educação a distância.
· Tecnologia e Produção: pesquisas na área de produção e linguagens empregadas no ensino a distância e assim como, ferramentas para interações comunicacionais, materiais, avaliações, mediações, considerando o constante desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e sua utilização em situações de aprendizagem;
· Formação, Currículo e Avaliação: estudos que aprofundem temas relacionados aos processos de formação e questões sobre currículo na educação a distância, bem como, processos de avaliações.
Em sua quarta edição, o evento se propõe a debater a temática das culturas e diversidade na aprendizagem Amazônica, as possibilidades específicas que a localidade oferece, para uma educação a distância que valoriza a cultura da sociedade, para promover uma formação baseada em projetos que se preocupam com o desenvolvimento sociocultural. A proposta é buscar o conhecimento a um nível que transforma e que cause uma mudança significativa aos profissionais da educação e de outras áreas, aos alunos e também à comunidade, a troca de informações entre alunos, professores e a comunidade universitária em geral, será importante para pensar e compreender o nosso contexto social, política e cultural.
Estes Anais refletem o engajamento de profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores engajados com o desenvolvimento e fortalecimento da temática. O CAEAD, vem se destacando como um dos mais importantes eventos científicos da categoria. E para continuar sustentando seu valor acreditamos que o principal instrumento de difusão e qualidade somos nós os Coordenadores e Profissionais da Educação a Distância. Entende-se que não há aprendizagem completa sem pensar na diversidade e culturas da sociedade envolvida, a EAD nas comunidades objetiva melhorar a qualidade de vida das pessoas com o uso das tecnologias. As competências socioculturais são um importante pilar do desenvolvimento dos jovens.
Portanto esperamos que este conteúdo contribua ao debate aberto, democrático e não hegemônico para o desenvolvimento da área de conhecimento, do domínio da Educação a Distância. Com o avanço das novas tecnologias, os profissionais precisam (re)inventar suas práticas, politizar seus posicionamentos e fortalecer seus argumentos, a fim de alcançar embasamento teórico e formação para o uso de ferramentas e discussões sobre as políticas públicas para garantir direito a toda a população que dela necessite.
Desfrutem e boa leitura.
O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Comissão Científica do IV Congresso Amazônico de Educação a Distância - Aprendizagens Amazônicas: Culturas e Diversidade
{{item.denominacao}} |
Responsável
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}