NEUROMODULAÇÃO VAGAL AURICULAR E SUA APLICABILIDADE EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E FRAÇÃO DE EJEÇÃO REDUZIDA.

Publicado em 15/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0298-1

Título do Trabalho
NEUROMODULAÇÃO VAGAL AURICULAR E SUA APLICABILIDADE EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E FRAÇÃO DE EJEÇÃO REDUZIDA.
Autores
  • João Pedro Gasparini
  • Maria Fernanda Noronha Mota
  • Giovana Caroline Silva
  • Verônica Santana Coelho
  • Freder Fernando dos Santos Xavier
  • Fellipe De Souza Fernandes
  • Joao Vitor da Silva Sabino
  • Arthur Humberto Arruda Duarte
  • Maria Eduarda Pereira Juscelino
  • Mariana Andrade Oliveira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Temas Livres em Medicina
Data de Publicação
15/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-em-saude-alem-das-fronteiras-368875/780066-neuromodulacao-vagal-auricular-e-sua-aplicabilidade-em-pacientes-com-insuficiencia-cardiaca-e-fracao-de-ejecao-re
ISBN
978-65-272-0298-1
Palavras-Chave
Estimulação do Nervo Vago; Insuficiência Miocárdica; Distúrbios do Sistema Nervoso Parassimpático; Contratilidade Cardíaca Reduzida.
Resumo
INTRODUÇÃO: A Insuficiência Cardíaca (IC) é imensamente reconhecida como uma doença crônica que afeta mais de 23 milhões de indivíduos no mundo. Apresenta uma taxa de mortalidade muito alta, tendo uma média de somente 35% de sobrevida nos cinco anos consecutivos ao diagnóstico. Desequilíbrios no Sistema Nervoso Autônomo (SNA) foram reconhecidos em diversos distúrbios e têm associação com o aumento do tônus simpático e à redução do tônus parassimpático, como transmitido na IC, em doenças inflamatórias intestinais e também na síndrome da dor crônica. OBJETIVO: Explorar hipoteticamente a utilidade e os benefícios da estimulação do nervo vago através de eletrodos (taVNS) na Insuficiência Cardíaca (IC), através da comparação intergrupos de parâmetros ecocardiográficos. METODOLOGIA: De forma a realizar uma revisão sistemática bibliográfica, utilizou-se como referencial teórico dois artigos catalogadas pelo PubMed e SciELO, incluindo pacientes ambulatoriais com IC compensada e excluindo pacinetes com hospitalização por IC, contendo os termos “estimulação do nervo vago; insuficiência miocárdica; sistema nervoso parassimpático; contratilidade reduzida”. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os achados obtidos mostram que ao analisar os parâmetros dentro dos grupos antes e depois da intervenção, foi notável uma melhoria significativa em todos os indicadores no grupo 1, que foi referido à intervenção taVNS. No entanto, não foram observadas diferenças significativas no grupo 2. Em pacientes com Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Reduzida (ICFEr), a estimulação com taVNS resultou em uma melhoria significativa no índice de variabilidade da frequência cardíaca no grupo de intervenção, não havendo benefícios nos demais parâmetros. A melhoria na qualidade de vida resultou em uma maior adesão ao tratamento e ao estilo de vida, refletindo-se em uma satisfação por parte do paciente. Houve também um aumento no engajamento, impulsionado pela percepção de resultados tangíveis e uma nova perspectiva em relação à Insuficiência Cardíaca (IC) e suas expectativas. CONCLUSÃO: Com base no que foi apresentado, pode-se inferir que a Estimulação do Nervo Vago (taVNS) é uma intervenção segura, de execução simples, e tem o potencial de oferecer benefícios na Insuficiência Cardíaca, evidenciados pela melhoria nos parâmetros de variabilidade de frequência cardíaca (SDNN), o que indica melhor equilíbrio autonômico.
Título do Evento
Congresso Internacional em Saúde Além das Fronteiras
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional em Saúde Além das Fronteiras
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GASPARINI, João Pedro et al.. NEUROMODULAÇÃO VAGAL AURICULAR E SUA APLICABILIDADE EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E FRAÇÃO DE EJEÇÃO REDUZIDA... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-em-saude-alem-das-fronteiras-368875/780066-NEUROMODULACAO-VAGAL-AURICULAR-E-SUA-APLICABILIDADE-EM-PACIENTES-COM-INSUFICIENCIA-CARDIACA-E-FRACAO-DE-EJECAO-RE. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes