USO EXCESSIVO DE TELAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL

Publicado em 25/06/2026 - ISBN: 978-65-272-2513-3

Título do Trabalho
USO EXCESSIVO DE TELAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL
Autores
  • Samuel Santos Alves
  • Michel Monteiro Macedo
  • Fabrizio dos Santos Cardoso
  • RENATA CLEMENTINO GONTIJO
  • Sérgio Gomes da Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
25/06/2026
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-ciencias-cic/1546747-uso-excessivo-de-telas-por-estudantes-universitarios-e-suas-repercussoes-na-saude-mental
ISBN
978-65-272-2513-3
Palavras-Chave
Saúde mental, Dependência de Tecnologia, Estudantes.
Resumo
Introdução: A saúde mental dos estudantes nos últimos tempos vem sendo uma preocupação crescente, principalmente por conta dos avanços tecnológicos. É visível o aumento de tempo gasto durante o lazer utilizando dispositivos com telas, como computadores, tablets, televisões e celulares. E, como descrito em artigos, o uso acima de três horas desses dispositivos causa impactos significativos na saúde mental, podendo levar a isolamento social, transtornos de ansiedade e depressão e distúrbios do sono. Objetivo: Analisar o uso excessivo de telas por universitários e suas repercussões sobre a saúde mental. Método: Foi realizado um estudo transversal com 39 universitários de uma instituição de ensino superior de Itaperuna, RJ, Brasil. Os dados foram colhidos por meio de três questionários o Questionário de Uso Problemático da Internet (PIUQ), Questionário Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) e o Questionário Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). Resultados e Discussão: Ao realizar a análise associativa por meio do qui-quadrado como resultado obteve-se um qui-quadrado de 0,0077 (p < 0,05), logo há associação entre o uso problemático da internet com os sintomas depressivos. Observou-se também que cerca de 60% dos estudantes dormem menos de sete horas por noite, e pelo menos 50% deles relataram demorar de 15 a 30 minutos para adormecer. Além disso, 25% avaliaram seu sono como ruim ou muito ruim, e aproximadamente 18% relataram o uso de medicamentos para dormir. Esses dados evidenciam uma associação entre o uso intensivo de telas e a presença de sintomas psíquicos e distúrbios do sono. Conclusão: Conclui-se que o uso excessivo de dispositivos digitais pode comprometer expressivamente a saúde mental e o bem-estar dos estudantes universitários, sendo necessária a promoção de estratégias de conscientização e prevenção voltadas a esse público.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ciências (CIC) – 2026
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ciências (CIC)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Samuel Santos et al.. USO EXCESSIVO DE TELAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE MENTAL.. In: Congresso Internacional de Ciências (CIC). Anais...Itaperuna(RJ) Afya Itaperuna - RJ, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-internacional-de-ciencias-cic/1546747-USO-EXCESSIVO-DE-TELAS-POR-ESTUDANTES-UNIVERSITARIOS-E-SUAS-REPERCUSSOES-NA-SAUDE-MENTAL. Acesso em: 26/06/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes