Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O “Congresso Integrado de Humanidades, Pesquisa e Ensino Médico” reuniu três importantes eixos do currículo médico da graduação: Humanidades, Pesquisa Básica e Clínica e Educação no âmbito da Graduação e Pós-graduação.
O currículo médico é planejado para que uma grande quantidade de conhecimento técnico seja transferida ao aluno durante um período de 6 anos. Porém, esse conteúdo se torna defasado rapidamente pelo desenvolvimento tecnológico e científico, e deixa lacunas importantes na compreensão das dimensões social, psicológica, humanística e econômica da saúde.
Compreender como se dá a produção do conhecimento, participar dessa construção e desenvolver capacidade crítica através dos Programas de Iniciação Científica são etapas fundamentais para a formação do profissional de saúde.
É necessário desenvolver no aluno, habilidades e competências como a escuta da narrativa do paciente, desenvolvendo a compreensão de todas as dimensões do processo de adoecimento.
No âmbito da Educação Médica, destacamos a real integração desses três eixos inseridos no currículo médico tradicional, fortalecendo a formação do estudante e capacitando-o para o exercício pleno da medicina.
Adicionamos a importância da integração entre graduação e pós-graduação para o estímulo à pesquisa clínica, onde a participação do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família IDOMED/Estácio é um importante diferencial no nosso Campus.
Concomitantemente ao Congresso foi realizada a Jornada de Pesquisa Científica 2023 com apresentação de temas livres e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por alunos e docentes de diversas Instituições de ensino..
{{item.denominacao}} |
Responsável
Elizabeth Silaid Muxfeldt
Email: beth.muxfeldt@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}