O PAPEL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 04/08/2025 - ISSN: 2764-0582

Título do Trabalho
O PAPEL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Bianca de Oliveira Kanasiro Mazzuchelli
  • Flávia Évelin Bandeira Lima
Modalidade
Resumo simples
Área temática
CSAU - Ciências da Saúde
Data de Publicação
04/08/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/congresso-brasileiro-interdisciplinar-ciencia-tecnologia/1197545-o-papel-do-desenvolvimento-motor-no-desempenho-academico-de-escolares-do-4-e-5-ano-do-ensino-fundamental
ISSN
2764-0582
Palavras-Chave
Desenvolvimento motor; Desempenho acadêmico; estudantes
Resumo
O PAPEL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Bianca de Oliveira Kanasiro Mazzuchelli 1 Flávia Évelin Bandeira Lima Valério 2 1Universidade Estadual do Norte Pioneiro, Jacarezinho PR, Brasil (kanasirobi56@gmail.com) 2 Universidade Estadual do Norte Pioneiro, Jacarezinho PR, Brasil (flavia.lima@uenp.edu.br) Resumo: Estudos como os de Palácio et al. (2016) e Papalia (2006) apontam uma forte relação entre o desenvolvimento motor e o desempenho cognitivo de crianças, mostrando que habilidades motoras bem desenvolvidas influenciam positivamente áreas escolares como leitura, escrita e aritmética. A Educação Física, nesse contexto, tem papel essencial no desenvolvimento integral do indivíduo, pois possui uma abordagem mais ampla, envolvendo dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais. No entanto, apesar das evidências existentes, ainda é necessário aprofundar a compreensão sobre essa relação entre motricidade e desempenho acadêmico. Com isso o objetivo foi, analisar a influência do desenvolvimento motor no desempenho acadêmico de estudantes do 4 º e 5 º ano do Ensino Fundamental. O estudo, possui uma abordagem transversal, quantitativa, a população foi composta por escolares de 9 a 10 anos regularmente matriculados no Ensino Fundamental, de uma escola do município de Guapirama-PR e Cambará-PR. A avaliação motora foi por meio do teste Movement Assessment Battery for Children Second Edition (MABC-2) e para avaliar o desempenho acadêmico, utilizou-se a média dos alunos em sala de aula. Os dados apontam que as duas populações possuem perfis antropométricos semelhantes, indicando que os aspectos relacionados ao crescimento e à composição corporal são equivalentes entre os escolares de Cambará e Guapirama. O desempenho acadêmico foi classificado nas categorias Razoável, Bom e Excelente, revelando diferenças estatisticamente significativas entre os grupos (p < 0,001).Em Cambará, 46% das crianças atingiram um desempenho classificado como "Excelente", enquanto apenas 11,9% alcançaram essa categoria em Guapirama. A categoria "Bom" apresentou maior frequência em Guapirama (65,1%) em comparação a Cambará (52%), enquanto o desempenho "Razoável" foi observado em 23% das crianças de Guapirama e apenas 2% em Cambará. Alem disso, as análises realizadas não identificaram correlações estatisticamente significativas entre o Desempenho Acadêmico e as variáveis IMC, RCE e Desenvolvimento Motor. Isso indica que, neste grupo de escolares, o desempenho acadêmico não está associado de forma significativa com o estado nutricional ou o desenvolvimento motor. Dessa forma, este estudo evidencia que, apesar dos estudantes das duas cidades possuírem perfis antropométricos parecidos, houve limitações relevantes nos resultados referentes ao desempenho acadêmico e ao desenvolvimento motor, com destaque para a discrepância entre as amostras e a falta de intervenções durante a pesquisa. Agradecimentos: Deixo meus agradecimentos a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) e ao Grupo de Estudos em Desempenho Motor, Educação, Esporte e Saúde (GEDMES).
Título do Evento
VI Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAZZUCHELLI, Bianca de Oliveira Kanasiro; LIMA, Flávia Évelin Bandeira. O PAPEL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESCOLARES DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais...Diamantina(MG) Online, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/congresso-brasileiro-interdisciplinar-ciencia-tecnologia/1197545-O-PAPEL-DO-DESENVOLVIMENTO-MOTOR-NO-DESEMPENHO-ACADEMICO-DE-ESCOLARES-DO-4-E-5-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 07/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes