{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação



Inovando o Diálogo entre Saberes Ancestrais e Modernos para os Desafios Contemporâneos


 

Desde o mês de janeiro de 2020, temos visto a epidemia da COVID-19, doença infecciosa causada por um coronavírus, se alastrar pelo mundo causando o adoecimento e o falecimento em massa de diversas pessoas em diversos países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Esta pandemia, como decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), possui impactos em todos os níveis de nossa existência, tanto individual, como familiar, comunitária, coletiva e social. Vemos a desestruturação de um modo de vida individual e coletivo acontecer em diversos níveis e âmbitos. Assistimos à desestabilização econômica, do trabalho, dos serviços de saúde, da estrutura comunitária e familiar, da produção de insumos e serviços, das atividades de lazer, etc., o que tem impacto em nossa saúde nas várias dimensões. 

Como todo processo de transformação intensa, estamos vendo claramente as limitações e insuficiências de um certo modo de vida e modelo de civilização. Estamos sendo obrigados a, abruptamente, mudar nossos hábitos, para uma forma mais contida, introvertida, baseada em nossas necessidades, mais do que nos nossos desejos supérfluos e ambições, e voltada ao convívio e cuidado de pessoas próximas; ainda sem poder projetar como será necessário viver daqui em diante.

Nesse momento de adaptação e reestruturação, a organização do CONBRANATU precisou ser revista para ser exibida de maneira totalmente online e que pudesse abarcar os desafios e temas que surgiram ao longo destes dois anos de mudanças intensas em todos os âmbitos da sociedade, sem que houvesse uma edição no ano de 2020.

Sendo os congressos organizados e realizados anualmente pela Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT), com apoio da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) e Associação Paulista de Naturologia (APANAT), diversas temáticas foram elencadas e discutidas para o aprofundamento e  trocas de conhecimento na área ao longo de sua existência:



Para o ano de 2021, o XIII CONBRANATU vem estruturado em 4 eixos: Saúde Pública e Saúde Ambiental; Produtos Naturais; e Suplementação; Naturologia e Desenvolvimento Humano; Empreendedorismo e Inovação em Naturologia.

O eixo Saúde Pública e Saúde Ambiental trará duas propostas de mesa. A primeira, “Contribuição da naturologia para o SUS: Reflexões sobre os desafios contemporâneos no contexto brasileiro”, visa refletir sobre os avanços da naturologia dentro da saúde pública brasileira e quais possíveis direcionamentos frente ao contexto sócio-político atual. A segunda mesa traz o título A Natureza como caminho de cura: desafios humanos de harmonização com a vida”, e versa sobre o papel dos ambientes naturais na saúde, trazendo a perspectiva de lideranças indígenas, agricultores, profissionais de saúde fazendo a ponte com os princípios e a prática da filosofia naturopática.

Já no eixo Produtos Naturais e Suplementação, será apresentada a mesa “Aspectos legais das inovações em produtos naturais”, que discutirá sobre produtos naturais como possíveis ferramentas para a clínica naturológica, avanços como a indicação de probióticos manipulados, uso da cannabis medicinal além dos aspectos legais para a prática clínica. Ainda na temática dos produtos naturais, a mesa “Os produtos naturais no cultivo da vitalidade e das potências humanas” traz uma discussão profunda sobre a forma com que são utilizados os produtos fitoterápicos nas tradições vitalistas, resgatando uma abordagem do uso deles para a longevidade e o desenvolvimento de plenitude nas várias dimensões da existência.

No segundo dia de congresso, iniciaremos pela manhã com o eixo Naturologia e Desenvolvimento Humano, exibindo a mesa “A dimensão temporal no cuidado integrativo em saúde: ciclos de vida e sua complexidade” que abordará as particularidades e recursos de cuidado para cada etapa da vida, trazendo um panorama das ferramentas práticas para cada etapa. Trataremos ainda, na mesa “Inovações para o cuidado nos ciclos de vida: tradicional e moderno construindo uma abordagem integrativa”, casos inovadores e de sucesso que integram conhecimentos tradicionais e modernos, conectando as pesquisas com a prática profissional em diferentes ciclos de vida.

Seguindo com as atividades no período da tarde, o eixo Empreendedorismo e Inovação em Naturologia apresentará a mesa “O papel das redes de articulação na era da tecnologia: gerando soluções sustentáveis a partir do coletivo", abordando o tema das redes e sua importância como fortalecedora da prática profissional do naturólogo. Encerraremos, então, com a mesa “Inovação em naturologia no século 21 - empreendedores que inspiram mudanças”, abordando ferramentas tecnológicas que podem auxiliar na prática profissional e experiências empreendedoras exitosas em naturologia.

Além da abordagem de temas de grande relevância para os profissionais, atualização dos grupos de trabalho sobre a regulamentação da profissão, é uma oportunidade única de  networking, troca de experiências e participação em minicursos adequados aos temas de cada congresso.



EVENTOS ANEXOS


X Fórum Conceitual de Naturologia


Seguindo a tradição, paralelo ao Congresso, ocorre o “X Fórum Conceitual de Naturologia”, com o objetivo de aprofundar e estimular reflexões sobre os princípios e diretrizes da Naturologia, contribuindo para a construção de suas bases epistemológicas e sua práxis. São 10 anos de construção de temas relevantes como as definições de naturologia e diversos temas ligados à ética, prática profissional e aspectos da identidade da naturologia.


I Encontro Latino-americano de Naturopatia: Promover a Saúde e o Bem-estar através da Natureza

Em parceria com a WNF - World Naturopathic Federation, será realizado o Primeiro encontro de naturopatia a nível América Latina. O Evento reúne pela primeira vez grandes instituições e nomes da Naturopatia na América Latina promovendo intercâmbio de experiências de ensino, pesquisa, saúde pública e prática profissional.


Objetivos do Encontro:


  1. Fortalecer a produção e a difusão do conhecimento científico dos naturopatas de hoje.

  2. Discutir os padrões educacionais comuns (benchmarks) da formação naturopática em relação à realidade dos países da América Latina.

  3. Para fortalecer a promoção da saúde na região das Américas.

  4. Identificar os principais aspectos da integração da naturopatia no sistema de saúde pública na região das Américas.

  5. Promover o intercâmbio da prática clínica em naturopatia entre os países da América Latina na promoção, prevenção e reabilitação da saúde.




PROGRAMAÇÃO







{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Dados contato


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}