AVALIAÇÃO DE INDICADORES CARDIOMETABÓLICOS, ANTROPOMÉTRICOS E QUALIDADE DE VIDA EM FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GRANDE PORTE.

Publicado em 05/08/2026 - ISSN: 2764-0582

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DE INDICADORES CARDIOMETABÓLICOS, ANTROPOMÉTRICOS E QUALIDADE DE VIDA EM FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GRANDE PORTE.
Autores
  • Manoela souza
  • Amanda Biasoli Meles
  • Bianca previato
Modalidade
Resumo simples
Área temática
CSAU - Ciências da Saúde
Data de Publicação
05/08/2026
País da Publicação
Brasil | Brasil
Idioma da Publicação
pt-BR
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cobicet2026-628540/1647020-avaliacao-de-indicadores-cardiometabolicos-antropometricos-e-qualidade-de-vida-em-funcionarios-de-uma-instituic
ISSN
2764-0582
Palavras-Chave
Risco Cardiovascular, Estresse Ocupacional, Sedentarismo, Doenças crônicas não transmissíveis.
Resumo
As condições de saúde no ambiente de trabalho são amplamente discutidas por exercerem forte impacto na qualidade de vida e no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, especialmente, as cardiovasculares. O estresse ocupacional, associado a hábitos de vida inadequados — como tabagismo, sedentarismo e má alimentação —, favorece o processo oxidativo e a redução da disponibilidade de óxido nítrico, culminando em disfunção endotelial e aterosclerose. Nesse cenário, a obesidade, sobretudo a adiposidade visceral, desempenha um papel central ao deflagrar resistência à insulina, dislipidemias e um estado inflamatório crônico, ativando os sistemas nervoso simpático e renina-angiotensina. Assim, indicadores antropométricos, como a Relação Cintura-Quadril (RCQ), consolidam-se como ferramentas robustas e importantes para o rastreamento precoce de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2 nessa população Desta maneira, o objetivo deste estudo é avaliar a composição corporal de trabalhadores e identificar fatores associados aos indicadores antropométricos de risco cardiovascular em colaboradores de uma instituição de ensino superior. Este é um estudo de cunho observacional transversal, a ser realizado com trabalhadores docentes e técnicos-administrativos de uma instituição de ensino superior, após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Serão avaliados o peso corporal, o índice de massa corporal, as circunferências da cintura e quadril e o percentual de gordura. A qualidade de vida será avaliada por meio do questionário WHOQOL-BREF. Os dados serão submetidos à análises estatísticas, para correlacionar indicadores antropométricos, fatores relacionados à qualidade de vida e risco cardiometabólico. . Espera-se encontrar uma elevada prevalência de sobrepeso e obesidade na população estudada, com destaque para o acúmulo de gordura na região abdominal. Espera-se que o aumento do IMC e da RCQ apresente associação estatisticamente significativa com o comportamento sedentário, escolhas alimentares inadequadas, privação de sono e altos níveis de estresse no trabalho. Por fim, projeta-se que esses indicadores estejam diretamente relacionados a um perfil de maior vulnerabilidade para o desenvolvimento de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias e distúrbios metabólicos, e possam assim servir como alerta para implementação de políticas direcionadas à saúde dos trabalhadores.
Título do Evento
VII Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Manoela; MELES, Amanda Biasoli; PREVIATO, Bianca. AVALIAÇÃO DE INDICADORES CARDIOMETABÓLICOS, ANTROPOMÉTRICOS E QUALIDADE DE VIDA EM FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GRANDE PORTE... In: Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Anais...Diamantina(MG) Online, 2026. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobicet2026-628540/1647020-AVALIACAO-DE-INDICADORES-CARDIOMETABOLICOS-ANTROPOMETRICOS-E-QUALIDADE-DE-VIDA-EM-FUNCIONARIOS-DE-UMA-INSTITUIC. Acesso em: 29/08/2026

Trabalho

Even3 Publicacoes