USO DO EPORTFÓLIO/EXABIS®/MOODLE® NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO PUERPÉRIO IMEDIATO/GREENBERG

Publicado em 08/05/2018 - ISSN: 2595-3834

Título do Trabalho
USO DO EPORTFÓLIO/EXABIS®/MOODLE® NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO PUERPÉRIO IMEDIATO/GREENBERG
Autores
  • Ana Paula Xavier
Modalidade
Tema Livre
Área temática
Referenciais teóricos e tecnológicos aplicados no cuidado da Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Data de Publicação
08/05/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cobeon/61792-uso-do-eportfolioexabis%aemoodle%ae-na-formacao-do-enfermeiro--aprendizagem-baseada-em-problemas-no-puerperio-imedia
ISSN
2595-3834
Palavras-Chave
Enfermagem, Período Pós-parto, internet
Resumo
Todo processo de constituição da vida se dá no ciclo gravídico-puerperal. Dentro deste período se destaca o puerpério imediato, caracterizado com o 4° período do parto. O puerpério imediato é onde ocorre o processo de hemostasia, imprescindível para a completa recuperação materna e requer do profissional enfermeiro e toda a equipe de saúde, um cuidado atento e minucioso, para assim, afastar os possíveis complicações puerperais e consequentemente, diminuir a mortalidade materna (VIEIRA et al, 2010). Neste contexto, o ensino precisa se moldar a uma formação integrada que compreenda o ser humano como um todo, que faz relações e reflexões com as políticas públicas de maneira crítico-social; que desenvolve ações integradas à atenção a saúde da mulher.Observa-se que a sociedade está atrelada às mudanças tecnológicas do século XXI e a inserção das tecnologias baseadas na Web 2.0 criou novas oportunidades, especialmente a aprendizagem online, com flexibilidade, interatividade e acesso facilitado (CAMPBELL et al., 2008). Assim, a aprendizagem por meio eletrônico está voltada ao intelectual, a colaboração e participação ativa do aluno com o uso das tecnologias, e, nesta perspectiva, as universidades se voltam a repensar suas práticas pedagógicas/andragógicas enquanto ensino-aprendizagem, como também, na formação do educador enquanto ser envolvido e inserido nesse momento histórico (BEHRENS,2009).Frente a isso, Mitre et al (2008), denotam a importância das tecnologias emergentes no ensino e destacam as metodologias ativas, como a PBL (Problem-Basead Learning) Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem, visando alcançar e motivar o aluno, pois diante do problema, ele reflete e relaciona a sua história e passa a (re)-significar suas descobertas. Como educadores é preciso encontrar alternativas que possam auxiliar a prática docente visando a aprendizagem do aluno. Uma dessas alternativas é o Portfólio Eletrônico (PE) ou e-Portfólio que segundo Jones (2007), é uma tecnologia eletrônica que possibilita construir os saberes mediante vários tipos de mídia ao qual pode evidenciar o progresso e o perfil das habilidades de um aluno ao longo do tempo.O uso do PE apesar de ainda ser novo no meio acadêmico, é uma realidade vivida por alguns cursos universitários nas diversas áreas do conhecimento (FFNMRCSI, 2005; LOPEZ-FERNANDES e RODRIGUES-ILLERA, 2009). Assim, este artigo tem por objetivo relatar a estruturação de um Portfólio Eletrônico pela ferramenta Exabi®s no ambiente Moodle® para acadêmicos do ensino superior, curso de Enfermagem, no cuidado no pós-parto imediato. Trata-se de uma produção tecnológica educacional, que a partir de uma proposta de um estudo semi-experimental para aprendizagem de acadêmicos de enfermagem, estruturou uma tecnologia educativa no ensino superior. Esta experiência é um recorte da tese de doutorado intitulada: e-Portfólio: Aprendizagem Baseada em Problemas no Cuidado de Enfermagem no Puerpério Imediato (RAVELLI, DAL SASSO,2012) A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG sob Parecer n°64/2011, Protocolo 02304/11.A estruturação do PE teve inicio em agosto de 2010, a partir da plataforma Moodle® estruturou-se, mediante ferramenta Exabis® versão 2.1, o PE para o cuidado de enfermagem no período puerperal imediato. Foram utilizados os recursos como: fórum de dúvidas a cada etapa da ABP, chat de dúvidas com a pesquisadora, vídeo de abertura dando as boas-vindas aos alunos no ambiente, fórum de notícias, arquivos Pdf (artigos, manuais, protocolos e recomendações do Ministério da Saúde), arquivos no Power Point narrado (3°estágio do Trabalho de Parto e Puerpério Imediato - 4°estágio do Trabalho de Parto) , Caso Clínico com links (criação de página web), vídeos do Youtube (formação do globo de segurança de Pinard) e o uso dos questionários disponíveis no Moodle®.Nessa perspectiva, a plataforma serviu como base para subsidiar as etapas da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), pois oferecia ferramentas síncronas (em tempo real como chat) e assíncronas (os fóruns onde os alunos postavam seus comentários e questionamentos ao pesquisador em horários distintos) para subsidiar o ensino ativo e interativo. Assim, a partir das ferramentas disponíveis pelo Moodle/Exabis® foi estruturado o e-Portfólio/Exabis® sendo dividido em 7 módulos que contemplavam as etapas da ABP.No primeiro módulo, estruturou-se um Caso Clínico que, ao ser linkado, posicionava o aluno em uma nova página contendo o caso em si e os problemas apresentados no decorrer do mesmo sobre o tema Puerpério Imediato.Nessa aproximação com o problema, os alunos se tornam mais conscientes de seus próprios conhecimentos e podem selecionar quais são os conhecimentos necessários para serem aprendidos (SANTOS, CORREIA, 2009). Para contemplar a segunda etapa da ABP-Explorar o Conhecimento Prévio, foi inserido um Pré-Teste, questionário estruturado com 20 questões fechadas de Verdadeiro e Falso, disponibilizando um link de acesso. Esse pré-teste foi estruturado visando explorar o conhecimento prévio do aluno sobre a temática a ser trabalhada. Desta forma, com a apresentação do Caso Clínico e exploração do conhecimento prévio de cada aluno, passou-se ao terceiro módulo ou terceira etapa da ABP-Criar Hipóteses de Solução para o problema apresentado. Nesse módulo os alunos iniciaram suas atividades pelo PE/Exabis® respondendo a 4 (quatro) questionamentos sobre o Caso Clínico com a finalidade de que o aluno listasse os problemas encontrados para identificar suas possíveis soluções. Na atividade do terceiro módulo, todos os alunos compartilharam suas produções visando alcançar as soluções a partir dos problemas listados no módulo anterior, os alunos foram ao encontro do conhecimento, acessando os diversos materiais disponíveis no quarto módulo, a partir da quarta etapa da ABP- Identificação dos Conteúdos de Aprendizagem. Nessa perspectiva, os alunos iniciaram a quinta etapa da ABP- Estudo Individual mediante o quinto módulo. Com o manuseio da ferramenta PE/Exabis® desde o terceiro módulo, os alunos puderam salvar os materiais disponíveis; realizar reflexões pela Pasta Marcadores/Anotações, salvar links, imagens, arquivos, entre outros pela Pasta Marcadores/Arquivos e, compartilhar os materiais encontrados com o grupo pela Pasta Visão. O PE/Exabis® serviu de âncora para o armazenamento, reflexões do aprendizado adquirido e distribuição de maneira colaborativa dos conteúdos aprendidos (METE,SARI, 2008). Já no sexto módulo, Re-avaliação e Aplicação do novo conhecimento, sexta etapa da ABP, uma nova atividade foi proposta pelo PE/Exabis® visando à aplicação do novo conhecimento frente aos problemas apresentados no Caso Clínico. Mediante acesso em “Meu Portfólio”, ao clicar a Pasta Portfólio Compartilhados, os alunos encontraram outros questionamentos sobre o Caso Clínico objetivando a resolução de outros problemas, com indagações crítico/reflexivas sobre o atendimento ideal no Pós-Parto Imediato com a atuação do profissional enfermeiro. Desta forma, para avaliar o aprendizado adquirido dos alunos no decorrer da construção do Portfólio Eletrônico Individual mediante as etapas da Aprendizagem Baseada em Problemas, no sétimo módulo da ABP-Avaliação e Reflexão da Aprendizagem, foi disponibilizado aos alunos o Pós-Teste com 20 questões estruturadas de Verdadeiro ou Falso, correlatas com o conteúdo. Ao término das etapas da ABP os problemas apresentados no Caso Clínico inicialmente se conectaram às respectivas vivências dos alunos e, a seguir aos procedimentos que exigiram a procura de informações, a reflexão sobre o caso apresentado, a resolução dos problemas e o desenvolvimento de uma apresentação final. O estudo apontou o envolvimento dos alunos de graduação às Tecnologias da Comunicação e Informação, Web 2.0, com interatividade, revelando um caminho salutar ao ensino mediante as metodologias ativas (ABP).Portanto, a utilização da ferramenta PE Exabis®, pelo Moodle® foi um recurso didático/tecnológico funcional com características educativas que possibilitaram o compartilhamento e troca entre os acadêmicos e professora/alunos, feedback e reflexões, contribuindo para estimular o pensamento crítico e a aprendizagem colaborativa sobre a temática Puerpério Imediato- período Greenberg. Referencial 1.BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Petrópolis 3ed. (RJ): Vozes. 2009. 216p. 2.CAMPBELL M et al. Online vs. Face-to-face discussion in a web-based research methods course for postgraduate nursing students: A quasi-experimental study. International Journal of Nursing Studies [S.I.] 2008; 45(5):750-759. 3.FFNMRCSI, Pauline Joyce. A Framework for Portfolio Development in Postgraduate Nursing Practice. Journal of Clinical Nursing. (14) 2005. 456-63p. 4.JONES, Janice M, SACKETT, Kay, ERDLEY, W.Scott ; BLYTH Jhon B. Eportfolio in nursing education: not your mother’s resume. In: OERMANN, Marylin H; HEINRICH Kathleen T. Annual review of nursing education. 2007(5): 245-58p. 5.LOPEZ-FERNANDEZ, Olatz; RODRIGUEZ-ILLERA, Jose. Investigating University students’adaptation to a digital learner course portfólio. Computers & Education. 2009. (52) 608-16p. 6.MITRE, Sandra M; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo; GIRALDI-DE-MENDONÇA, José M; MORAIS-PINTO, Neila M.de; MEIRELLES, Cyntia de A.B; PINTO-PORTO, Cláudia; MOREIRA, Tânia; HOFFMAN, Leandro M. A. Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciêncìa & Saúde Coletiva. 13:(sup2) 2008 2133-44p. 7.M8ODLE.Comunidade moodle. Acesso em 20/09/13. Disponível em http://www.moodle.org. 2013a. 8._______.Exabis e-potfolio block. Acesso em 13/10/13. Disponível em http://docs.moodle.org/en/Exabis_e-portfolio_block. 2013b 9.TAIT, M et al. Development and evaluation of a critical care e-learning scenario.Nurse Education Today.2008; 28(8):970-980. 10. METE, S; SARI, HY. Nursing students’ expectations from tutors in PBL and effects of tutors’ behaviour on nursing students. Nurse Education Today 2008 28:434–442 11.RAVELLI, Ana Paula Xavier; DAL SASSO, Grace Teresinha Marcon. Eportfólio: aprendizagem baseada em problemas no cuidado de enfermagem no puerpério imediato.Florianópolis. Tese [Doutorado em Enfermagem] – Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. 12. SANTOS, Crizélia G.B.; CORREIA, Paulo R.M. Ilhas de racionalidade: um modelo para desenvolver a aprendizagem baseada em problemas em um contexto interdisciplinar. [Apresentação no VII Enpec- Encontro Nacional de Pesquisa de Educação em Ciências. 2009 nov. Florianópolis, Brasil].
Título do Evento
X COBEON - Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

XAVIER, Ana Paula. USO DO EPORTFÓLIO/EXABIS®/MOODLE® NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO PUERPÉRIO IMEDIATO/GREENBERG.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Anais...Campo Grande(MS) CCARGC, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobeon/61792-USO-DO-EPORTFOLIOEXABIS%aeMOODLE%ae-NA-FORMACAO-DO-ENFERMEIRO--APRENDIZAGEM-BASEADA-EM-PROBLEMAS-NO-PUERPERIO-IMEDIA. Acesso em: 20/06/2025

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