EXISTE ASSOCIAÇÃO ENTRE O CLAMPEAMENTO OPORTUNO DO CORDÃO UMBILICAL E A OCORRÊNCIA DE ICTERÍCIA NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA?

Publicado em 08/05/2018 - ISSN: 2595-3834

Título do Trabalho
EXISTE ASSOCIAÇÃO ENTRE O CLAMPEAMENTO OPORTUNO DO CORDÃO UMBILICAL E A OCORRÊNCIA DE ICTERÍCIA NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA?
Autores
  • Carla Gomez Rabello
  • Kamilla Lorena Gonçalves de Sousa
  • Juliana Machado Schardosim
  • Letícia de Matos Araújo Nicolletti
  • Laiane Medeiros RIbeiro
  • Juliana Machado Schardosim
Modalidade
Pôster Eletrônico
Área temática
Referenciais teóricos e tecnológicos aplicados no cuidado da Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Data de Publicação
08/05/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cobeon/60911-existe-associacao-entre-o-clampeamento-oportuno-do-cordao-umbilical-e-a-ocorrencia-de-ictericia-na-primeira-semana
ISSN
2595-3834
Palavras-Chave
Recém-nascido; Icterícia Neonatal; Cordão Umbilical.
Resumo
INTRODUÇÃO: Considera-se clampleamento oportuno do cordão umbilical quando realizado após transcorrido pelo menos um minuto da expulsão completa do bebê e/ou ao cessarem as pulsações do cordão umbilical (SBP, 2016; OMS, 2011). Estudos recentes evidenciam que o clampeamento oportuno do cordão umbilical favorece melhores índices hematológicos entre 3 e 6 meses de idade, ainda que exista a hipótese em elevar a necessidade de fototerapia por hiperbilirrubinemia indireta na primeira semana de vida (SBP, 2016). OBJETIVO: Verificar a possível associação entre o clampeamento oportuno do cordão umbilical e ocorrência de icterícia neonatal na primeira semana de vida. MÉTODO: trata-se de um estudo de coorte, em um Hospital Regional do Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2016 e a amostra incluiu 100 bebês nascidos por via vaginal. Os dados foram coletados por meio de observação não participante para observação do nascimento, acompanhamento do estado clínico do recém-nascido por meio de visita e análise de prontuário durante a internação hospitalar e no sétimo dia de vida por meio de um telefonema. Para análise de dados realizou-se testes não paramétricos para Medianas. RESULTADOS: A Prevalência de icterícia foi de 28%, além de 7% de bebês descritos no prontuário como subictéricos. Apenas 19 dos 28 bebês com diagnóstico de icterícia tiveram indicação de tratamento, o que corresponde a 67,86% dessa amostra. Na amostra estudada não houve associação entre o clampeamento oportuno do cordão umbilical e a ocorrência de icterícia, entretanto verificou-se associação entre o clampeamento oportuno do cordão umbilical e assistência ao parto pelo(a) enfermeiro(a). CONCLUSÃO: Na amostra estudada não houve associação entre o clampeamento oportuno do cordão umbilical e ocorrência de icterícia. Devido às limitações do estudo e evidências conflitantes na literatura recomenda-se o desenvolvimento de estudos com amostras representativas da população.
Título do Evento
X COBEON - Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Cidade do Evento
Campo Grande
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RABELLO, Carla Gomez et al.. EXISTE ASSOCIAÇÃO ENTRE O CLAMPEAMENTO OPORTUNO DO CORDÃO UMBILICAL E A OCORRÊNCIA DE ICTERÍCIA NA PRIMEIRA SEMANA DE VIDA?.. In: Anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Anais...Campo Grande(MS) CCARGC, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cobeon/60911-EXISTE-ASSOCIACAO-ENTRE-O-CLAMPEAMENTO-OPORTUNO-DO-CORDAO-UMBILICAL-E-A-OCORRENCIA-DE-ICTERICIA-NA-PRIMEIRA-SEMANA. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes