ANÁLISE DE NARRATIVA SOBRE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM METAFÓRICA NA GRADUAÇÃO EAD EM LETRAS

Publicado em 30/01/2020 - ISBN: 978-85-5722-400-1

Título do Trabalho
ANÁLISE DE NARRATIVA SOBRE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM METAFÓRICA NA GRADUAÇÃO EAD EM LETRAS
Autores
  • Jacqueline Helen de Lima
  • Danúbia da Costa Teixeira
Modalidade
SIMPÓSIO TEMÁTICO 2 - Metáfora, Cognição e Cultura: aspectos teóricos e metodológicos
Área temática
Linguística e Cognição
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/clingcog/174226-analise-de-narrativa-sobre-aprendizagem--uma-abordagem-metaforica-na-graduacao-ead-em-letras
ISBN
978-85-5722-400-1
Palavras-Chave
narrativa, metáfora, aprendizagem
Resumo
Por meio de histórias orais, e, posteriormente, por gravuras em pedras, o homem registrou fatos de sua vida. Com a evolução da humanidade, o registro adquiriu aspectos inerentes à escrita. Narrar compõe nossa natureza e organiza linearmente experiências articuladas e significativas. Neste trabalho, lançamos mão da análise temática ou paradigmática, com leitura repetida dos dados - narrativa - categorização e organização em temas para discutir e analisar metáforas encontradas em narrativas de estudantes de graduação em Letras na modalidade EaD. Enquanto professoras, percebemos que a metáfora é repassada estaticamente aos alunos da educação básica, o que nos motivou a realizar este trabalho. Constatamos que parte do problema deve-se a formação deficitária dos estudantes de Letras. Apresentamos quatro análises de narrativa desses estudantes, moradores da zona rural nas cidades mineiras: Caparaó e Guanhães. Os textos baseiam-se em respostas às questões previamente estruturadas sobre experiências de aprendizagem em plataformas de tecnologia digital. O objetivo do trabalho é averiguar e comprovar a existência de metáforas nos textos mencionados e, a partir daí, analisar expressões metafóricas à luz das teorias de Lakoff e Johnson e Fauconier, Teoria da Metáfora Conceitual e a Teoria da Mesclagem Conceitual, respectivamente. O método usado na coleta do corpus foi entrevista escrita e narrativa pessoal. De posse dos dados, identificamos metáforas e comprovamos sua existência. Seguimos a análise de tais exepressões baseadas nas teorias mencionadas. Ora usamos os postulados de Lakoff e Johnson e, ora os de Fauconier. Concluimos que o pensamento humano, constitui um processo complexo, circundado pelo aspecto metafórico, onde um termo é compreendido em termos de outro. Comprovamos modelos de mapeamento entre DOMÍNIOS ALVO x DOMINIO FONTE e de Espaço Mental, além da possível utilização deles em exemplos próximos ao cotidiano dos alunos da educação básica, afim de que aprendam dinamicamente preceitos metafóricos.
Título do Evento
IX Conferência Linguística e Cognição: Diálogos Imprescindíveis
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
IX Conferência linguística e cognição: diálogos imprescindíveis
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Jacqueline Helen de; TEIXEIRA, Danúbia da Costa. ANÁLISE DE NARRATIVA SOBRE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM METAFÓRICA NA GRADUAÇÃO EAD EM LETRAS.. In: IX Conferência linguística e cognição: diálogos imprescindíveis. Anais...Belo Horizonte(MG) PUC Minas, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CLingCog/174226-ANALISE-DE-NARRATIVA-SOBRE-APRENDIZAGEM--UMA-ABORDAGEM-METAFORICA-NA-GRADUACAO-EAD-EM-LETRAS. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes