A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIA COMO HABILIDADE DE LEITURA A PARTIR DE ARTIGOS DE OPINIÃO

Publicado em 30/01/2020 - ISBN: 978-85-5722-400-1

Título do Trabalho
A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIA COMO HABILIDADE DE LEITURA A PARTIR DE ARTIGOS DE OPINIÃO
Autores
  • Márcia Viana Boy de Oliveira
Modalidade
SIMPÓSIO TEMÁTICO 3 - Diálogos imprescindíveis visando à educação para a leitura
Área temática
Linguística e Cognição
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/clingcog/173906-a-producao-de-inferencia-como-habilidade-de-leitura-a-partir-de-artigos-de-opiniao
ISBN
978-85-5722-400-1
Palavras-Chave
Inferência, Habilidade, Argumentação, Leitura, Celular
Resumo
O trabalho – A produção de inferência como habilidade de leitura a partir de artigos de opinião – tem como objetivo desenvolver em alunos do Ensino Fundamental a capacidade de compreender melhor aquilo que lhe é apresentado, fazendo com que o estudante utilize recursos cognitivos suficientes para realizar o processo inferencial. Foram seguidos os estudos sobre inferência propostos por Dell’Isola (2001), Coscarelli (2012 e 2016). Trabalhos sobre argumentação feitos por Fiorin (2016) e estudos sobre letramento e leitura realizados por Kleiamn (2008), Koch (2017), Liberato e Fulgêncio (2007). O uso das tecnologias também foi visto com Ribeiro (2012) e Streit (2015), além de um estudo sobre o papel do sujeito diante do processo de interação feito por Bakthin (2000). O projeto foi montado a partir de uma proposta de trabalho apresentada por Guimarães e Kersch (2014), que se designa Projeto Didático de Gênero, em que os alunos são conduzidos ao trabalho em oficinas, com interesse na prática social e no domínio do gênero. Neste caso, artigo de opinião, já que apresentar um ponto de vista e defender suas ideias através de argumentos são atividades que fazem parte da vida social. O tema recortado para este trabalho foi “o celular em sala de aula”, já que se trata de uma questão atual bastante discutida nas escolas. A execução do projeto, ainda em andamento até esta data, visa mostrar que as inferências são produzidas efetivamente quando o aluno entra em contato com diversos exemplos de textos, com pontos de vista diversos, discutindo, apresentando prós e contras, vídeos, análise de diferentes tipos de texto argumentativos, como charges e debates. Após toda essa realização, com um ponto de vista formado, haverá um evento final de exposição de ideias, argumentos e conhecimento adquirido que serão compartilhados com as demais pessoas da escola.
Título do Evento
IX Conferência Linguística e Cognição: Diálogos Imprescindíveis
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
IX Conferência linguística e cognição: diálogos imprescindíveis
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Márcia Viana Boy de. A PRODUÇÃO DE INFERÊNCIA COMO HABILIDADE DE LEITURA A PARTIR DE ARTIGOS DE OPINIÃO.. In: IX Conferência linguística e cognição: diálogos imprescindíveis. Anais...Belo Horizonte(MG) PUC Minas, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CLingCog/173906-A-PRODUCAO-DE-INFERENCIA-COMO-HABILIDADE-DE-LEITURA-A-PARTIR-DE-ARTIGOS-DE-OPINIAO. Acesso em: 13/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes