{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

APRESENTAÇÃO

 

            Entre 11 e 13 de setembro de 2018, reuniram-se na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, cerca de 600 professores, pesquisadores e estudantes para o VII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas (VII CLAFPL), promovido pelo Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Durante três dias, em meio à celebração de muitas amizades e trabalho acadêmico, discutiu-se o tema do evento, Formação de Professores em Tempos Críticos: Múltiplas Dimensões.

           

Esta publicação, materializada nos Anais do VII CLAFPL, acolhe os resumos expandidos dos trabalhos apresentados e disponibilizados pelos autores para circulação neste suporte. Estes anais se configuram como um documento em que parte da história do VII CLAFPL é registrada.  A esses autores dos resumos expandidos, a Comissão Científica agradece.

                       

Organizar tantos textos com inúmeros enfoques não foi uma tarefa fácil. Optamos por fazê-lo seguindo, de certa forma, as quatro dimensões abordadas pelos vinte temas que guiaram a submissão de trabalhos, representadas nas questões afetivas, pedagógicas, sociais e inclusivas.  Muitos dos temas se entrecruzam nessas quatro dimensões que contemplam uma formação global do professor. Os autores, ao submeterem seus trabalhos, enxergaram um desses temas como o privilegiado no enfoque que deram ao seu estudo. Preservamos esta opção, ainda que compartilhando as dúvidas que devem ter enfrentado ao escolher um em detrimento de outro. Esperamos que o leitor se divirta fazendo os entrelaçamentos necessários e suficientes para uma leitura prazerosa e profícua, sentindo-se motivado a continuar as interlocuções iniciadas no evento e outras instauradas a partir da leitura dos trabalhos reunidos nesta publicação.

 

Ao final de mais esta jornada, resta-nos agradecer a todos os envolvidos neste Congresso, aos membros da Comissão Científica e da Comissão Organizadora Local, à UFPA, à CAPES e a todos os participantes. O VII CLAFPL deixou saudade, mas este volume pode, pelo menos parcialmente, mitigá-la até o próximo encontro em Uberlândia no ano de 2021 para o VIII CLAFPL.

 

Elaine Ferreira do Vale Borges

Wagner Rodrigues Silva

Walkyria Magno e Silva


 

PRESENTACIÓN

 

Entre el 11 y el 13 de septiembre de 2018, se reunieron en la Universidade Federal do Pará (UFPA), en Belém, cerca de 600 profesores, investigadores y estudiantes para el VII Congreso Latino-americano de Formación de Profesores de Lenguas (VII CLAFPL), promovido por el Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada vinculado a la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Durante tres días, en medio a la celebración de muchas amistades y trabajo académico, se discutió el tema del evento, Formación de Profesores en Tiempos Críticos: Múltiples Dimensiones.

           

Esta publicación, materializada en los Anales del VII CLAFPL, acoge los resúmenes expandidos de los trabajos presentados y facilitados por los autores para la circulación en este soporte. Estos anales se configuran como un documento en que parte de la historia del VII CLAFPL quedará registrada. La Comisión Científica agradece a estos autores el envío de sus resúmenes expandidos.

                       

Organizar tantos textos con innumerables enfoques no ha sido una tarea fácil. Optamos por hacerlo siguiendo, en cierta forma, las cuatro dimensiones abordadas por los veinte temas que guiaron el envío de los trabajos, representadas en las cuestiones afectivas, pedagógicas, sociales e inclusivas. Muchos de los temas se entrecruzan en estas cuatro dimensiones que contemplan una formación global del profesor. Los autores, al enviar sus trabajos, entendieron uno de esos temas como el más relevante en el enfoque que dieron a su estudio. Preservamos esta opción, aunque compartiendo las dudas que deben de haber enfrentado al escoger uno en detrimento de otro. Esperamos que el lector se divierta haciendo los entrelazamientos necesarios y suficientes para una lectura placentera y proficua, sintiéndose motivado a continuar las interlocuciones iniciadas en el evento y otras instauradas a partir de la lectura de los trabajos reunidos en esta publicación.

 

Al final de esta jornada, nos resta agradecer a todos los involucrados en este Congreso, a los miembros de la Comisión Científica y de la Comisión Organizadora Local, a la UFPA, a la CAPES y a todos los participantes. El VII CLAFPL ha dejado saudade, pero este volumen puede, por lo menos parcialmente, tratar de mitigarla hasta el próximo encuentro en Uberlândia el año de 2021 para el VIII CLAFPL.

 

Elaine Ferreira do Vale Borges

Wagner Rodrigues Silva

Walkyria Magno e Silva


 

 

 

PRESENTATION

 

Between September 11th and 13th, 2018 nearly 600 professors, researchers and students gathered at the Federal University of Pará (UFPA) in Belém for the VII Latin -American Congress on Language Teacher Education (VII CLAFPL), promoted by the Special Interest Group on Teacher Education of the National Association of Post-Graduation and Research in Languages and Linguistics (ANPOLL). During the three-day-event, amid the celebration of friendship and academic work, the theme of the event – Teacher Education in Times of Crisis: multiple dimensions – was fully explored.

 

The set of publications, materialized in the VII CLAFPL Event Proceedings, welcomes the expanded abstracts of the works presented and made available by the authors for this medium. These Proceedings constitute a document, in which part of the history of the VII CLAFPL remains recorded. To the authors of the expanded abstracts, the Scientific Committee expresses its gratefulness.

 

 The organic assembling of so many texts presenting a myriad of distinct approaches was not an easy task. We chose to do so by following, in a way, the four dimensions addressed by the twenty themes that guided the submissions, gathered under the affective, pedagogical, social and inclusive issues. Many of the themes naturally overlap considering four dimensions that contemplate a holistic teacher education. The authors, in submitting their works, were to identify one of these issues as central within the focus given to their studies. We, however, share the dithering they might have experienced in choosing one over another. We do hope the reader enjoys the delight of making the necessary and sufficient connections for a pleasant and profitable reading and feels motivated to carry forward the dialogues initiated in the event and others emerged from the texts in this publication. 

 

At the end of this undertaking, we thank all agents involved in the Congress – members of the Scientific Committee and the Local Organizing Committee, UFPA, CAPES and all participants. The end of the VII CLAFPL left us full of nostalgia, but this volume can at least partially mitigate this feeling until the VIII CLAFPL to take place in Uberlândia in 2021.

 

Elaine Ferreira do Vale Borges

Wagner Rodrigues Silva

Walkyria Magno e Silva

 





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

viiclafpl@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}