A MOBILIDADE AMAZÔNICA COMO DETERMINANTE DAS ATIVIDADES SOCIOECONÔMICAS NA COMUNIDADE LIVRAMENTO, NA RDS DA PRAIA DO TUPÉ.

Published in 27/02/2018 - ISBN: 978-85-5722-074-4

Paper Title
A MOBILIDADE AMAZÔNICA COMO DETERMINANTE DAS ATIVIDADES SOCIOECONÔMICAS NA COMUNIDADE LIVRAMENTO, NA RDS DA PRAIA DO TUPÉ.
Authors
  • Stefan Friedrich Keppler
  • Rodrigo Ceregatti Franco
  • Dimas Alcides Gonçalves
  • NELITON MARQUES DA SILVA
Modality
WORKING GROUPS - Articles
Subject area
GT-E.2 Sub tema 2: Inovação e Empreendedorismo na Economia Social e Solidária
Publishing Date
27/02/2018
Country of Publishing
Brasil
Language of Publishing
Português
Paper Page
www.even3.com.br/Anais/CIRIEC/63962-A-MOBILIDADE-AMAZONICA-COMO-DETERMINANTE-DAS-ATIVIDADES-SOCIOECONOMICAS-NA-COMUNIDADE-LIVRAMENTO-NA-RDS-DA-PRAIA-
ISBN
978-85-5722-074-4
Keywords
Mobilidade Amazônica, Variações climato-hidrológicas, Interior
Summary
Por meio de análise do perfil de empreendimentos da comunidade Livramento próxima a Manaus observou-se, que a restrita Mobilidade Amazônica dificulta a atividade socioeconômica regional, devido ao desenho territorial de extensas florestas e amplas áreas hidromórficas. Variações climato-hidrológicas anuais elevam o custo de transporte e determinam a presença e ausência dos clientes sazonais. Com o intuito de medir a vulnerabilidade dos negócios locais, visando atender às demandas sociais, obteve-se informações de microempreendedores no interior da comunidade ribeirinha, a partir de questionários semiestruturados. Pelos fatos registrados durante a pesquisa, notou-se que toda matéria prima provinha da cidade de Manaus e dependia do transporte fluvial, cuja qualidade variava de acordo com o Nível do Rio. Dentro da localidade inexiste transporte motorizado, devido à intensa erosão de suas vias de acesso, impondo o carregamento a pé. Conclui-se, que a organização com base cooperativista da comunidade, poderia atenuar estes impasses impostos pelas condições Amazônicas. Sugere-se um plano de logística que contemple meios transporte não convencionais, como balões e dirigíveis de carga que, independente das condições aquático-terrestres facilitariam a aquisição e escoamento de bens e serviços.
Title of the Event
VI Conferência Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Economia Social e Solidária
City of the Event
Manaus
Title of the Proceedings of the event
Anais da VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária - CIRIEC "Economia Social e Solidária, Sustentabilidade e Inovação: enfrentando os velhos e os novos problemas sociais."
Name of the Publisher
Even3
Means of Dissemination
Meio Digital
DOI
LinkGet DOI

How to cite

KEPPLER, Stefan Friedrich et al.. A MOBILIDADE AMAZÔNICA COMO DETERMINANTE DAS ATIVIDADES SOCIOECONÔMICAS NA COMUNIDADE LIVRAMENTO, NA RDS DA PRAIA DO TUPÉ... In: Anais da VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária - CIRIEC "Economia Social e Solidária, Sustentabilidade e Inovação: enfrentando os velhos e os novos problemas sociais.". Anais...Manaus(AM) UFAM, 2018. Available in: https//www.even3.com.br/anais/CIRIEC/63962-A-MOBILIDADE-AMAZONICA-COMO-DETERMINANTE-DAS-ATIVIDADES-SOCIOECONOMICAS-NA-COMUNIDADE-LIVRAMENTO-NA-RDS-DA-PRAIA-. Access in: 20/04/2024

Paper

Even3 Publicacoes