Paper Title
MICROCRÉDITO E A SUSTENTABILIDADE DA ECONOMIA SOLIDÁRIA, UM ESTUDO DO BANCO PALMAS
Authors
  • Davi de Pinho Spilleir
Modality
WORKING GROUPS - Articles
Subject area
GT-D. Experiências da Economia Social e Solidária
Publishing Date
27/02/2018
Country of Publishing
Brasil
Language of Publishing
Português
Paper Page
www.even3.com.br/Anais/CIRIEC/44033-MICROCREDITO-E-A-SUSTENTABILIDADE-DA-ECONOMIA-SOLIDARIA-UM-ESTUDO-DO-BANCO-PALMAS
ISBN
978-85-5722-074-4
Keywords
Economia Solidária, Microcrédito, Banco Palmas,
Summary
A economia solidária é modo bastante consolidado e alternativo de produção e organização, presente em diversos locais do mundo todo. Diferentemente do que se tem nas relações laborais convencionais, nela os próprios empregados são donos dos meios de produção e fazem sua gestão coletivamente, por meio de assembleias e o lucro não é de poucos, mas repartido entre todos que participam ativamente de sua obtenção, nesse sentido as cooperativas são os exemplos mais emblemáticos. Apesar de se ter muito clara sua atuação e relevância, os empreendimentos de economia solidária ainda enfrentam severos problemas que impactam significativamente sua viabilidade, sendo a restrição creditícia uma das mais notórias. Um ponto bastante singular ao analisar o cenário solidário brasileiro, é o Banco Palmas, em Fortaleza, que, a partir do microcrédito tornou possível um verdadeiro ciclo virtuoso onde está inserido. Considerando-se o cenário bastante favorável propiciado pela ação do Palmas, o presente trabalho propõe realizar um estudo de caso do Banco Palmas e verificar sua contribuição para a sustentabilidade da economia solidária. Para que se viabilizasse tal trabalho, foi utilizada contribuição de uma pesquisa bibliográfica, com a técnica de explanation building.
Title of the Event
VI Conferência Internacional de Pesquisas e Estudos sobre Economia Social e Solidária
City of the Event
Manaus
Title of the Proceedings of the event
Anais da VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária - CIRIEC "Economia Social e Solidária, Sustentabilidade e Inovação: enfrentando os velhos e os novos problemas sociais."
Name of the Publisher
Even3
Means of Dissemination
Meio Digital
DOI
LinkGet DOI

How to cite

SPILLEIR, Davi de Pinho. MICROCRÉDITO E A SUSTENTABILIDADE DA ECONOMIA SOLIDÁRIA, UM ESTUDO DO BANCO PALMAS.. In: Anais da VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária - CIRIEC "Economia Social e Solidária, Sustentabilidade e Inovação: enfrentando os velhos e os novos problemas sociais.". Anais...Manaus(AM) UFAM, 2018. Available in: https//www.even3.com.br/anais/CIRIEC/44033-MICROCREDITO-E-A-SUSTENTABILIDADE-DA-ECONOMIA-SOLIDARIA-UM-ESTUDO-DO-BANCO-PALMAS. Access in: 29/03/2024

Paper

Even3 Publicacoes