{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Editorial


Experiência Educativa em Ano de Pandemia


O ano de 2020 certamente ficará marcado como aquele da experiência educativa extremamente desafiadora por causa da pandemia do Covid-19. Esta experiência educativa ficará marcada também pelas novas aprendizagens dos professores, alunos e pais. Todos enfrentaram bravamente a realidade de uma escola física fechada e de uma aprendizagem que não pára. A aprendizagem do professor não parou ao ter que preparar as aulas síncronas e assíncronas. Fazer formações relâmpagos nas instituições, assistir vídeos tutoriais no Youtube® para ver como lidar com as ferramentas de comunicação desconhecidas, semi-conhecidas e reconhecidas mas sem aplicação plena. A aprendizagem dos alunos não parou ao ter que lidar com mais responsabilidades da autorregulação da aprendizagem, com as novas formas de interagir com os professores e colegas e equacionar os processos de gestão emocional diante do isolamento social. A aprendizagem dos pais também não parou ao ter que lidar com os momentos síncronos das aulas dos filhos, lidar com o tempo e o espaço de aprendizagem em ambiente doméstico e profissional na realidade home office, etc. 


Contudo, não foram somente os pais, professores e alunos que aprenderam com essas novas experiências educativas, toda a sociedade, governos, empresas e a comunidade escolar aprenderam e continuam a aprender. É possível, mesmo em meio a esta crise mundial de saúde, vislumbrar efeitos colaterais positivos do ensino remoto e da aprendizagem online. Assim, não é exagero reconhecer efeitos colaterais positivos da pandemia, como:

  • Maior valorização da ciência e do professor-pesquisador.

  • Melhor divulgação científica.

  • Maior valorização das ciências humanas e sociais.

  • Maior envolvimento dos professores com as tecnologias.

  • Mudança de postura dos estudantes quanto à própria aprendizagem.

  • Diminuição dos preconceitos com o ensino online, EaD, eLearning e bLearning.

  • Maior valorização do trabalho dos professores pela sociedade em geral e pelos pais em particular.

  • Criação de um novo padrão de aulas presenciais-online.

  • Aumento da literacia da informação.

  • Consolidação das ferramentas online por meio da vivência do ensino remoto.

  • Entre outros.


O Congresso Internacional de Investigação e Experiência Educativa (CIIEE 2020) nasce neste contexto, completamente online por causa do isolamento social. O primeiro CIIEE ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2020, transmitido a partir do campus Engenheiro Coelho do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP, organizado pelo Mestrado Profissional de Educação. Este congresso internacional teve a participação de docentes e pesquisadores que discutiram a prática docente, ampliando as reflexões acerca da formação de professores, educação e tecnologia, inclusão e diversidade étnica, inovação curricular e práticas pedagógicas, e gestão e processos educativos, entre outras áreas afins. O evento buscou evidenciar a complexidade desse campo de conhecimento com vista à excelência dos diversos processos educacionais no contexto profissional. Assim, abriu espaço para discussão, reflexão, socialização e construção de conhecimentos necessários às práticas pedagógicas antes, durante e pós pandemia. Foi direcionado a professores dos diversos segmentos, gestores educacionais, pesquisadores da área de educação, estudantes de pós-graduação e demais interessados no tema.


Com o número total de 303 participantes inscritos, o CIIEE 2020 avaliou 130 trabalhos submetidos, sendo que 116 trabalhos foram aprovados para apresentação em diversas modalidades e publicados neste Anais:

  • 75 Artigos completos (Investigação concluída ou em andamento, relato de experiência educativa, até 12 páginas)

  • 39 Resumos Expandidos (Investigação em andamento ou relato de experiência educativa, até 6 páginas)

  • 2 Produções Técnica e Tecnológica (PTT) (Produtos resultantes de pesquisas ou de relato de experiência educativa, 3 páginas e apresentação multimídia.


Em termos de áreas temáticas tivemos a seguinte distribuição dos trabalhos:

  • Educação e Contemporaneidade - 23 Trabalhos

  • Educação, Criatividade, Inovação e Tecnologias - 17 Trabalhos

  • Formação de Professores - 22 Trabalhos

  • Gestão e Avaliação em Processos Educativos - 17 Trabalhos

  • Inclusão e Diversidades - 19 Trabalhos

  • Inovação Curricular e Práticas Pedagógicas - 18 Trabalhos



No final do CIIEE 2020 aplicamos um instrumento de avaliação aos participantes sobre diversas dimensões. Este questionário com perguntas abertas e fechadas foi respondido por 130 participantes com idade média de 39 anos (DesvPad = 9,7 anos, Max. 70, Min. 20), sendo 40% Masculino e 60% Feminino. 


No CIIEE houve uma participação equilibrada entre estudantes de graduação, especialistas e mestrandos (30%), com participação de doutores (8%), professores (36%) e estudantes (37%). Quando questionamos o nível de satisfação acerca da plataforma do Congresso (canal de inscrição, submissão de trabalhos e acesso às atividades) 18% se declararam Muito Insatisfeito, 32% Satisfeito e 48% Muito satisfeito. Distribuição de percentual semelhante foi encontrado quando questionamos sobre o nível de satisfação com a organização do CIIEE 2020, sendo Muito Insatisfeito (20%) Satisfeito (22%) e Muito satisfeito (57%).


Considerando o desafio do CIIEE 2020 ser totalmente online, questionamos o nível de interatividade percebida pelos participantes e a preferência pela modalidade de participação para um próximo congresso. Assim a maioria (96%) consideraram que o CIIEE online foi interativo (76%) e bastante interativo (20%). Esta experiência positiva provavelmente tenha se refletido na intenção de continuar com alguma componente online (80%) no próximo CIIEE por meio do completamente online (50%) ou do semipresencial (30%). 


Quanto ao aprendizado, 97% responderam sim, 3% talvez quando questionamos se: "O CIIEE 2020 ajudou você a obter novos aprendizados e/ou aquisição de novos conhecimentos?" Este resultado é convergente com a satisfação com os temas abordados nas Conferências (83%). Assim, as conferências corresponderam às expectativas dos participantes ao declarem satisfeito (46%) e muito satisfeito (37%). O tempo destinado (15 minutos de apresentação + 5 minutos de perguntas) nas sessões de apresentação de trabalhos, foi considerado suficiente por 87% dos participantes, 5% responderam "talvez" e apenas 7% dos participantes que responderam ao questionário declararam que não acharam o tempo suficiente.


Em uma avaliação geral os participantes deram notas entre 1 a 5 valores. 75% atribuíram nota 5 e 21% atribuíram nota 4, e apenas 2% atribuiu nota 3 ao evento. No entanto, muitos avaliadores de produtos e serviços consideraram a pergunta "Você indicaria o CIIEE para outras pessoas?" como o supremo teste de satisfação. Neste caso, o CIIEE 2020 obteve um "Sim" de 96% dos participantes que responderam esta pergunta na avaliação.


Os desafios e experiências educativas que este primeiro Congresso Internacional de Investigação e Experiência Educativa trouxe para todos um legado que perdurará para os tempos de pós-pandemia. Os trabalhos apresentados passaram por avaliações por pares, revisões e reescrita para melhorias. Muitos dos trabalhos foram escritos por autores iniciantes, que apresentaram pela primeira vez uma comunicação oral em congresso internacional. Outros trabalhos foram de pesquisadores sênior e experientes. É necessário sabedoria para apreciar cada um deles. Desde os trabalhos completos, resumos alargados e os relatos de experiências. Contudo, temos a certeza de que mesmo em momento de pandemia a construção de conhecimento e a aprendizagem não parou. Todos estes trabalhos aqui apresentados são provas indiciárias deste mesmo feito.





{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
Even3 - R. Sen. José Henrique, 231 - Sala 509 - Ilha do Leite, Recife - PE
{{item.denominacao}}

Responsável

Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus Engenheiro Coelho

Mestrado Profissional em Educação

mestrado.educacao@edu.unasp.br

Tel.: (19) 3858-9477


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}