ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:  TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

DOI
10.29327/16760.1-1  
Título do Trabalho
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:  TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA
Autores
  • Brena Michelle do Nascimento
  • Wellerson dos Santos Rodrigues
Modalidade
Artigo
Área temática
Círculo Dialógico 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação inicial - Discutir acerca da formação inicial de professores a partir de reflexões que abordem a relação entre a escola e a universidade. O CD 1 contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Residência Pedagógica, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), dentre outros. Coordenação: Profa. Dra. Regilany Paulo Colares
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/237319-estagio-na-educacao-infantil-%a0-teoria-e-pratica-na-formacao-do-estudante-de-pedagogia
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Formação docente. Educação Infantil. Teoria e prática no estágio supervisionado.
Resumo
Esse artigo busca apresentar experiências, concepções e reflexões realizadas no Estágio Supervisionado de Educação Infantil. A prática através do estágio é importante, pois se tem a oportunidade de conciliar os estudos dirigidos na Universidade e ver como elas se relacionam. Desse modo, buscamos entender de que maneira o estágio influencia na formação dos estudantes de pedagogia, levando em conta a relação da teoria e as práticas vivenciadas na Universidade e na Escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa estruturada através das observações, participações e intervenções realizadas no momento do estágio e efetivadas em duas escolas públicas do Município de Fortaleza - CE. Teve como objetivo identificar as contribuições que o estágio em Educação Infantil oferece para os estudantes de pedagogia, o elo entre os fundamentos obtidos nas discussões da Universidade e a práxis desenvolvidas na escola. Os resultados evidenciaram que o saber teórico é importante, porque prepara o estudante às diversas situações e ambientes com o uso de metodologias e passam a compreender diferentes concepções de aprendizagem. A prática faz-se necessária no processo de construção e formação da identidade do estudante de pedagogia. A teoria é indispensável, mas sem a experiência, torna-se incompleta. Por essa razão, uma complementa a outra para a construção de um docente com um estudo embasado nas diversas teorias de educação e ações que visem o aprendizado das crianças de forma significativa, ou seja, que a criança possa, por mediação, construir significados e o seu desenvolvimento cognitivo.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

NASCIMENTO, Brena Michelle do; RODRIGUES, Wellerson dos Santos. ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:  TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/237319-ESTAGIO-NA-EDUCACAO-INFANTIL-%a0-TEORIA-E-PRATICA-NA-FORMACAO-DO-ESTUDANTE-DE-PEDAGOGIA. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes