CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA
Autores
  • ACASSIO PAIVA RODRIGUES
  • LUCIANA RODRIGUES LEITE
  • Francisco Igor Alves Rodrigues
  • Regiane Rodrigues Araújo
Modalidade
Artigo
Área temática
Círculo Dialógico 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação inicial - Discutir acerca da formação inicial de professores a partir de reflexões que abordem a relação entre a escola e a universidade. O CD 1 contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Residência Pedagógica, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), dentre outros. Coordenação: Profa. Dra. Regilany Paulo Colares
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/237302-concepcoes-alternativas-de-alunos-do-2-ano-do-ensino-medio-sobre-os-conceitos-de-calor-e-temperatura
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Concepções Alternativas. Ensino de Química. Ensino Médio. Calor. Temperatura.
Resumo
Diversas pesquisas no âmbito do ensino de Química vêm revelando que os estudantes apresentam concepções errôneas de conceitos e fenômenos científicos, que acarretam no surgimento de dificuldades de compreensão das ideias aceitas cientificamente. Diante do exposto, buscou-se conhecer as compreensões de alunos de uma escola pública de Ensino Médio de Sobral-CE, a respeito dos conceitos de Calor e Temperatura. O sujeitos da pesquisa foram 30 alunos de uma turma de 2º ano. Para coletar os dados foi aplicado um questionário aos alunos, solicitando que os mesmos expusessem sua compreensão em relação a esses conceitos. Foi identificado que a maioria (16) dos estudantes compreende Calor como um propulsor de energia que aumenta ou diminui a temperatura de um objeto. Com menor frequência, alguns (5) discentes não deram respostas, indicando não compreenderem ou não possuir uma definição formada para o termo em questão. Em relação à Temperatura, a maior parte (23) dos discentes a reconhece como um sinônimo de Calor. Em menor número, sete discentes não responderam a pergunta, indicando não compreenderem ou não possuírem um conhecimento suficiente para descrever. Esses resultados indicam que, nessa turma, há a presença de concepções alternativas, sobre os conceitos de calor e temperatura, que precisam ser desmistificadas. Cabe, portanto, ao professor, elaborar estratégias que permitam uma evolução conceitual dos alunos que não possuem uma definição cientificamente aceita e compreensível para esses conceitos.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, ACASSIO PAIVA et al.. CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/237302-CONCEPCOES-ALTERNATIVAS-DE-ALUNOS-DO-2-ANO-DO-ENSINO-MEDIO-SOBRE-OS-CONCEITOS-DE-CALOR-E-TEMPERATURA. Acesso em: 12/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes