EFEITO DE INSETICIDA BOTÂNICO DE ANDIRA PANICULATA (FABACEAE) SOBRE ALIMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HELICOVERPA ARMIGERA (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)

Publicado em 13/11/2016 - ISSN: 2447-2344

Título do Trabalho
EFEITO DE INSETICIDA BOTÂNICO DE ANDIRA PANICULATA (FABACEAE) SOBRE ALIMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HELICOVERPA ARMIGERA (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)
Autores
  • Franciele Cristina da Silva
  • Maurilio Sousa Netto
  • André Cirilo de Souza Almeida
  • Antônio Carlos Severo Menezes
  • Márcio da Silva Araújo
  • Flávio Gonçalves de Jesus
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Ciências agrárias
Data de Publicação
13/11/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/CEICT/35548-EFEITO-DE-INSETICIDA-BOTANICO-DE-ANDIRA-PANICULATA-(FABACEAE)-SOBRE-ALIMENTACAO-E-DESENVOLVIMENTO-DE-HELICOVERPA-A
ISSN
2447-2344
Palavras-Chave
Planta inseticida, inibidor do desenvolvimento, preferência alimentar
Resumo
Os inseticidas botânicos apresentam amplo espectro no controle de insetos-pragas. O objetivo do trabalho foi avaliar o índice de preferência alimentar e efeito inibidor do desenvolvimento de extratos de folhas de A. paniculata Benth, sobre H. armigera. O estudo foi conduzido em laboratório em condições controladas (temperatura de 25 ± 2ºC umidade relativa 70 ± 10% e fotoperíodo de 12 h). A avaliação foi realizada aos 3, 5, 10, 15 e 30 min e 1, 2, 6, 12 e 24 h, quantificando o número de lagartas que alimentaram em cada disco tratado com os extratos em diferentes concentrações. No índice de preferência alimentar com chance, as frações Hexânica 0,1%, Acetato de etila 0,01 e 0,5% e Hidroalcoólica 0,01 e 0,5%, apresentaram efeito fagodeterrente e as demais frações apresentaram efeito fagoestimulante, e a testemunha efeito neutro. Na inibição de desenvolvimento, observou-se inibição no desenvolvimento larval, deformidade pupal e emergência de adultos pequenos e deformados de H. armigera.
Título do Evento
V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica
Cidade do Evento
Iporá
Título dos Anais do Evento
Anais do V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

SILVA, Franciele Cristina da et al.. EFEITO DE INSETICIDA BOTÂNICO DE ANDIRA PANICULATA (FABACEAE) SOBRE ALIMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HELICOVERPA ARMIGERA (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE).. In: Anais do V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica. Anais...Iporá(GO) IF Goiano, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CEICT/35548-EFEITO-DE-INSETICIDA-BOTANICO-DE-ANDIRA-PANICULATA-(FABACEAE)-SOBRE-ALIMENTACAO-E-DESENVOLVIMENTO-DE-HELICOVERPA-A. Acesso em: 18/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes